Web
66996Roblox: crianças são incentivadas a comportamentos sexuais em troca de moedas virtuais
Personagens no jogo ganharam até apelido, 'meninas do job' ou 'primas do job'
NACIONAL - O Roblox, plataforma de games extremamente popular entre crianças e pré-adolescentes, tem sido usado por alguns jogadores para simular atos de conotação sexual em troca de moedas virtuais.
Em espaços não moderados do ambiente digital, crianças são induzidas a realizar ações com os avatares do jogo em troca de recompensas. Os personagens ganharam até apelido: "meninas do job" ou "primas do job".
No TikTok é possível encontrar vários alertas de responsáveis e também vídeos dos próprios jogadores sobre o que acontece em alguns jogos dentro do Roblox.
Lançado em 2006, o Roblox permite que usuários criem e joguem games desenvolvidos pelos jogadores. Embora tenha uma proposta voltada à criatividade e interação social, o acesso livre a salas criadas por terceiros abre brechas para práticas inadequadas, incluindo a sexualização de menores. É nesse contexto que surgiram ambientes onde avatares infantis simulam relações em troca de benefícios no jogo.
Em alguns cenários, a proposta não é cumprir missões ou disputar pontos, mas sim interpretar personagens e construir narrativas coletivas.
Nesse formato, o jogador pode criar e personalizar seu avatar, definindo características físicas, vestimentas, profissão e comportamentos. Em jogos populares dentro do Roblox, como o Brookhaven, os personagens são incentivados a realizar "trabalhos" semelhantes aos de prostituição para ganhar moedas ou itens virtuais. A prática funciona como uma transa simulada.
Procurada, a plataforma de jogos afirmou que o conteúdo viola as políticas da empresa e foi removido assim que identificado, mas não especificou número de contas nem exatamente qual conteúdo foi tirado do ar.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





