Variedades

50340

Quarentena: como limpar a casa, de quanto em quanto tempo e quais produtos usar

Faxina deve ser feita com luvas e máscaras descartáveis

NACIONAL - Nesse período de quarentena, como limpar a casa para evitar a contaminação pelo coronavírus? Os produtos têm que ser diferentes? E com qual regularidade a faxina deve ser feita?

Os infectologistas Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, e Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo deram dicas.

Eles explicam como devem ser as rotinas de limpeza das famílias durante esse período de quarentena e de pandemia do novo coronavírus e quais devem ser os cuidados a serem tomados no caso de um dos moradores estar doente ou ter suspeita de infecção.

Como deve ser a faxina e com quais produtos?

Os especialistas afirmam que a limpeza pode ser feita com água sanitária e desinfetante.

"Com a água sanitária, devem ser lavados chão, paredes, cubas, pias. Pode usar desinfetante principalmente para limpeza do interior do vaso sanitário e também na própria pia depois da aplicação do hipoclorito [de sódio]", afirma Gorinchteyn.

"A utilização de aspiradores para pisos com tapetes ou carpetes é uma opção, ou optar pela limpeza com panos umedecidos com água sanitária para outros pisos."

Com qual regularidade a faxina deve ser feita?

Segundo Weissmann, a limpeza deve ser feita uma vez ao dia. Mas Gorinchteyn afirma que a regularidade deve ser maior em portas, maçanetas e torneiras, por exemplo, já que estes são locais que são tocados com mais regularidade. "Devem ser higienizados de preferências duas a três vezes ao dia, assim como as cubas, as pias e os vasos sanitários."

Que cuidado deve ser tomado quando alguém sai para trabalhar ou para ir ao mercado ou à farmácia?

Weissmann afirma que o primeiro cuidado é tirar os sapatos antes de entrar em casa e deixar em uma área externa, se possível. "Também deve tirar a roupa e colocá-la para lavar e higienizar objetos pessoais, como óculos, bolsa e celular. Depois, deve limpar a maçaneta e evitar tocar nos objetos em casa. Aí, lavar as mãos com água e sabonete ou tomar um banho", diz Weissmann.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole