Variedades
60078Qual é o melhor leite condensado do mercado?
Jurados fizeram o teste às cegas, primeiro conferindo a performance do leite condensado no preparo do brigadeiro
NACIONAL - O Jornal Estadão fez um teste às cegas para saber, através da coluna Paladar, qual é o melhor leite condensado do mercado.
Um grupo de especialistas receberam uma panela com o leite condensado e preparavam uma receita base para o doce: 395g de leite condensado + 40g de cacau 50% em pó + 20g de manteiga. Eles repetiram a mesma receita, preparada em 10 minutos, para cada uma das marcas testadas. O doce foi colocado em pratos até esfriar. Só então o teste de sabor foi iniciado. Primeiro avaliando as performance do leite condensado no brigadeiro. Depois avaliando o sabor de cada um dos produtos em sua versão original.
Confira os melhores leites condensados do mercado:
1º Lugar - ITAMBÉ
O nosso campeão da vez é feito com leite integral. O brigadeiro preparado com o produto foi definido pelos jurados como macio, de textura sedosa e aparência brilhante. O sabor do leite condensado puro lembrou o do leite em pó. Alguns dos jurados relacionaram o sabor do leite condensado a uma boa memória afetiva, um sabor de infância.
2º Lugar - ITALAC
O leite condensado semidesnatado que ficou em segundo lugar no teste Paladar praticamente não deixou vestígios no fundo da panela do brigadeiro. Textura perfeita e sabor equilibrado no produto consumido puro. O brigadeiro rendeu bastante e ficou no ponto certo para enrolar.
3º Lugar - QUALITÁO leite condensado integral teve uma boa performance na panela durante o preparo do brigadeiro e o produto final teve a textura avaliada como muito boa. O ponto do doce também ficou perfeito para enrolar.
Outras marcas famosas avaliadas ficaram abaixo dos três primeiros:
- LEITE MOÇA: O leite condensado integral foi o que mais rendeu na receita. Textura muito agradável e com performance considerada muito boa. Rendeu um brigadeiro bom para enrolar e muito saboroso.
- PIRACANJUBA: Um leite condensado semidesnatado que performou adequadamente na panela durante o preparo do brigadeiro. O doce resultante, porém, foi definido como de textura um pouco talhada e o sabor do produto puro não tão gostoso em comparação aos demais produtos avaliados.
Quem julgou?
Cinco confeiteiros (as) participaram da avaliação: Lu Bonometti, Casa Bonometti; Bertrand Busquet, chef diretor da Chocolate Academy; Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, Rodrigo Ribeiro, professor de confeitaria e Rafael Aoki, do Quincho, restaurante na Vila Madalena.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;