- Atualizado em 11:31

Variedades

54307

Motociclistas fazem protesto após empresário destratar entregador

Com faixas e buzinaço, entregadores pediram 'respeito'

DISTRITO FEDERAL - Um grupo de motociclistas protestou, nesta terça-feira (20), no estacionamento do ParkShopping, no Distrito Federal, onde um motoboy e o sócio de um restaurante discutiram. Durante a confusão, no sábado (17), um empresário do Abbraccio questionou o motivo de o entregador Elton dos Santos Silva usar o espaço do complexo comercial para carregar o celular.

"Pago R$ 140 mil de aluguel para motoboy sentar aqui?", questionou o empresário durante a discussão.

ATUALIZAÇÃO: na segunda-feira (19), o entregador se identificou como Everton Santos Silva. No entanto, no dia seguinte, disse que o nome dele, na verdade, é Elton dos Santos Silva. Everton é o nome do irmão, dono da conta que ele usava no aplicativo de entrega no dia do ocorrido.

O protesto aconteceu por volta das 11h, no mesmo local onde ocorreu o episódio, e durou pouco mais de 1h. Carregando faixas, a categoria pediu respeito. "Os entregadores pedem socorro", estava estampado em um dos letreiros. O grupo também usou os veículos para buzinar.

A manifestação foi acompanhada por policiais militares, além de seguranças do shopping. A maioria dos presentes usava máscara de proteção facial. Em alguns momentos houve aglomeração.

O que dizem as partes

O restaurante Abbraccio afirmou que o sócio que aprece nas imagens foi afastado na segunda-feira (19), "para que possamos apurar todos os pontos e refazer o processo de orientação do trabalho com os entregadores locais".

"Tentamos contato com Éverton para nos desculpar pessoalmente, ainda sem sucesso, mas reforçamos publicamente esse pedido de desculpas", diz trecho do comunicado.

Entenda o caso

O motociclista Elton Santos Silva contou à reportagem que, no sábado (17), estava em uma área do shopping chamada de "doca". O espaço do estabelecimento comercial é usado como ponto de apoio por entregadores que aguardam os restaurantes finalizarem os pedidos.

Ele disse que, após 30 minutos de espera, um dos donos do restaurante – que aparece no vídeo – saiu com o pedido na mão e falou para o motoboy parar de destratar os funcionários do estabelecimento, dando início ao desentendimento.

O entregador afirmou que já havia reclamado do atraso na preparação dos pedidos da Abbraccio em outra ocasião e que, dessa vez, se sentiu "humilhado".

"Ele começou a falar que não era pra usar a tomada e se exaltar. A gente se sente humilhado, né?", comentou.

Registro em vídeo

Um outro motoboy que estava no local filmou a discussão. As imagens mostram que o sócio do restaurante disse que o entregador não poderia ir mais ao estabelecimento. "Na minha loja, você não pisa mais não", afirmou.

O empresário disse ainda que excluiu o motociclista da plataforma online usada para os entregadores trabalharem.

"Estou nesse shopping há 15 anos. Não vai chegar motoboy e achar que manda, não", afirmou. Em outro momento, o sócio vai até um funcionário do complexo comercial e diz que "isso não pode acontecer", se referindo a Elton carregar o próprio celular.

O outro entregador, que registrou o momento da discussão e preferiu não se identificar, disse que os colegas usam diariamente o local como ponto de apoio. De acordo com ele, o espaço do shopping tem tomadas e banheiros.

Notas dos envolvidos

Leia íntegra da nota do restaurante Abraccio:

"Agradecemos a oportunidade de esclarecer o ocorrido. Nós, do Abbraccio, informamos que o que é retratado no vídeo não condiz com a nossa relação com os profissionais de entrega. Tentamos contato com o Éverton para nos desculpar pessoalmente, ainda sem sucesso, mas reforçamos publicamente esse pedido de desculpas. O sócio do restaurante também foi afastado para que possamos apurar todos os pontos e refazer o processo de orientação do trabalho com os entregadores locais. Estamos no Brasil há 6 anos e temos um relacionamento genuíno com as nossas pessoas e os fornecedores que trabalham conosco.

Nada justifica o desalinhamento com nossos procedimentos e já iniciamos a reorientação de todo o time do restaurante em relação à nossa filosofia para que situações como esta não voltem a acontecer.

Para nós, é muito importante reforçar que temos uma relação de respeito e profissionalismo com todos os motoboys responsáveis pela logística do nosso delivery e isso se reflete no dia a dia com o atendimento de milhares de pedidos todos os meses em todas as cidades onde estamos presentes."

O que diz o ParkShopping:

"Respeitamos todos os públicos e prezamos pela boa convivência e relacionamento cordial entre lojistas, colaboradores, prestadores de serviço, clientes e todos que circulam e trabalham no shopping."

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole