Variedades

4275

Meio Ambiente divulga balanço de atividades do semestre

Secretaria desenvolveu diversas atividades relativas à educação ambiental de crianças da rede municipal

OSVALDO CRUZ - A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz divulgou as atividades desenvolvidas pela pasta no primeiro semestre de 2010 relativas à educação ambiental com as crianças do ensino fundamental.

Os projetos de meio ambiente e o monitoramento das atividades de educação ambiental são realizadas pelas técnicas da secretaria, Silvana Aparecida Maciel (formada em Licenciatura em Ciências e atualmente cursa o 5º ano de Engenharia Ambiental na FAI) e Silmara Ellen França (formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela FAI e atualmente cursa o primeiro ano de Pedagogia).

As atividades tiveram início no Dia Mundial da Água, 22 de março, com o monitoramento das visitas à Sabesp, na Semana da Água.

19 de abril

No mês de abril, mais precisamente no dia 19 (Dia Municipal de Preservação dos Recursos Naturais), a Secretaria do Meio Ambiente visando o cumprimento da agenda do “Município Verde-Azul”, desenvolveu um projeto “Semeando o Futuro” que é desenvolvido da seguinte forma:

As crianças do 4º ano das cinco escolas municipais de ensino fundamental serão levadas ao viveiro municipal onde desenvolverão atividades práticas como: Conhecer o espaço físico do viveiro; Entender os processos utilizados para a produção de verduras e legumes; Diferenciar as diversas hortaliças presentes em nosso dia a dia; Conhecer mudas de árvores nativas utilizadas para arborização urbana;

Como fechamento da atividade as crianças receberam sementes de árvores nativas que elas mesmas semearam no viveiro com orientação supervisionada.

Dentro do Projeto Semeando o Futuro, todas as crianças do 4º ano das escolas municipais foram levadas para conhecer o Viveiro Municipal e aprender mais sobre a natureza.

22 de abril

No dia 22 de abril, Dia Municipal de Vistoria da Frota Municipal e Combate à Fumaça Preta, as crianças da Escola Municipal Alice Bernardes Silva tiveram atividades cujo objetivo foi orientar as crianças e conscientizá-las sobre os problemas relacionados com a poluição atmosférica e emissão de fumaça preta pelos automóveis.

Criança Ecológica

Na semana de 3 a 7 de maio foi realizada na escola de Educação Ambiental do Bairro Lagoa Azul a semana da criança ecológica com o tema “Água”, em que as crianças aprenderam sobre a importância desse bem para a humanidade, os problemas relacionados à degradação dos rios e florestas.


Gincana do Lixo

De 17 a 19 de maio uma gincana foi realizada com as cinco escolas municipais do ensino fundamental da cidade, em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Lixo: 16 de maio.

O objetivo da atividade é conscientizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva que será implantada ainda este ano em Osvaldo Cruz. E ainda ensinar para as crianças sobre a importância da reciclagem e também sobre a produção de adubo orgânico.

22 de maio

No Dia Mundial da Biodiversidade as crianças da rede privada de ensino, Sítio do Pica-Pau Amarelo, cuja faixa etária está compreendida entre cinco e sete anos foram até a escola de educação ambiental para receberem aulas de educação ambiental, conhecer os problemas relacionados à poluição dos rios (córrego Drava, que passa pelo bairro rural Lagoa Azul), cujos problemas principais são: assoreamento, falta de mata ciliar, e poluição das águas (lixo diversos, garrafas pet, lixo orgânico).

Semana Mundial do Meio Ambiente

Conforme calendário das comemorações do município Verde-Azul, a atividade foi realizada em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Como parte das atividades alusivas à data, houve a participação das crianças no desfile de aniversário da cidade, com fantasias caracterizando a fauna brasileira e enfocando a importância da flora e a degradação ambiental causada pelo desmatamento, erosão, poluição hídrica.

Houve também palestra na Escola de Educação Ambiental com a concessionária Caiuá – Energia Elétrica, ocasião em que os técnicos da empresa falaram às crianças sobre a geração de energia elétrica, importância da economia de energia elétrica e ainda de que forma as crianças podem fazer para economizar energia elétrica em suas residências.

Desfile temático

A realização do desfile temático no aniversário da cidade (6 de junho) teve por objetivo despertar a consciência ambiental das pessoas sobre a importância da preservação da fauna, importância da água para manutenção da vida no planeta e importância da preservação dos recursos naturais.

As crianças estavam vestidas a caráter da fauna brasileira em carros alegóricos representando desmatamento, mata ciliar, outro veículo da Sabesp representando a importância da água tratada e ainda crianças com faixas focando a importância da do tratamento da água e do esgoto.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole