Variedades

55914

Mais de 150 mil garrafas de azeite de oliva têm venda suspensa por fraude

Veto afeta 24 marcas de azeite reprovadas pelo Ministério da Agricultura.

NACIONAL - A comercialização de 151.449 garrafas de azeite de oliva foi suspensa em uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta sexta-feira (17/12). Ao todo, foram encontradas 24 marcas de azeite irregulares em supermercados.

(Veja a lista das marcas de azeite reprovadas ao fim desta matéria).

As irregularidades são: produtos sem registro no Mapa, fraudados, falsificados e contrabandeados. Também foram encontradas três fábricas clandestinas que estavam envasando mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida. O registro de uma fábrica no interior de São Paulo foi suspenso, após a constatação de adulteração na fabricação de seus produtos durante o ano de 2021.
 
A operação contou com apoio da Anvisa, Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, Ministério Público e Polícia Civil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina. 
 
"Os consumidores não devem comprar os azeites dessas marcas divulgadas pelo Mapa. Fica o alerta também para os supermercados, pois o local que estiver com um desses produtos expostos à venda se responsabilizará pela irregularidade e responderá perante o Ministério com multas que podem chegar a R$ 532 mil reais", destacou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.
 
Os azeites eram comercializados em todo o país.
 
O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado.
 
De acordo com o Ministério da Agricultura, a operação agiu em razão do aumento da procura deste produto, normal para a época das festas de final de ano.
 
Veja a lista de marcas de azeite reprovadas pelo Ministério da Agricultura em 2021:
 
Alcazar
Alentejano
Anna
Barcelona
Barcelona Vitrais
Castelo dos Mouros
Coroa Real
Da Oliva
Del Toro
Do Chefe
Épico
Fazenda Herdade
Figueira da Foz
llha da Madeira
Monsanto
Monte Ruivo
Porto Galo
Porto Real
Quinta da Beira
Quinta da Regaleira
Torre Galiza
Tradição
Tradição Brasileira
Valle Viejo
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole