Variedades

57807

Como será o inverno na região de Osvaldo Cruz?

Especialista explica

REGIONAL - Inverno ainda será influenciado pelo fenômeno La Niña, de fraca à moderada intensidade na região.

Para quem adora aquela chuvinha, o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, adianta que há previsão de chuvas sim para a região nesta nova estação, bem como novas ondas de frio, mais acentuadas, como pelo menos a que passou pela região recentemente.

Sobre as ondas de frio, em estudo realizado na Unoeste, o professor menciona que observou-se que 82% das mínimas mais baixas da região ocorrem entre o final de junho aos primeiros dias de agosto. Por exemplo, há a previsão da entrada de uma nova massa de ar polar no fim de junho.

La Niña

O professor explica que o inverno deste ano, na região, ainda será influenciado pelo fenômeno La Niña.

Fenômeno climático este que ocorre devido ao resfriamento (águas mais frias que a normalidade) do Oceano Pacífico.

O próximo trimestre (julho a setembro) será caracterização pela ocorrência do La Niña de fraca à moderada intensidade.

Os efeitos desse fenômeno no Brasil, confirmados pelos prognósticos dos institutos, indicam chuvas abaixo da normalidade na região Sul e acima da normalidade do extremo Norte do país.

“Logo, devido à proximidade do oeste paulista com a região Sul do Brasil, é esperado que o inverno seja com chuvas pouco abaixo da normalidade”, reforça o agrometeorologista.

Curiosidade

Nas cidades que ficam mais próximas a rios, represas ou balneários as temperaturas tendem a ser mais frias.

O professor explica que onde se localizam rios e represas, normalmente são áreas de topografia mais baixa. “E como o ar frio é mais denso, ele acaba se deslocando para essas regiões mais baixas”, salienta o professor.


 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole