Tv, Teatro e Música

53510

Paulo Gustavo sofre embolia pulmonar e tem piora no quadro; ‘Extrema gravidade’, diz boletim

No domingo (2), ele chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagiu com médicos e o marido, Thales Bretas, mas à noite piorou.

RIO DE JANEIRO - O ator Paulo Gustavo, de 42 anos, voltou a sofrer com complicações geradas pela Covid. Internado desde 13 de março, ele vinha tendo melhoras significativas e, no domingo (2) chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e o marido, Thales Bretas.

Mas, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3), na noite do domingo, o ator teve uma piora significativa do quadro sofrendo com uma embolia.
 
“Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. Ontem à tarde (domingo), após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido", diz trecho do documento.
 
"À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, diz outro trecho do boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3).
 
O que é embolia?
 
Fístula broncovenosa é um tipo de abertura que ocorre entre os pulmões e as veias e, que no caso do ator, acarretou a entrada de ar na corrente sanguínea, a chamada embolia gasosa.
 
Já a embolia é um tipo de obstrução pelo acúmulo de material (sangue, ar, liquido amniótico) trazido pela corrente sanguínea (êmbolo). No caso da embolia pulmonar, ela se dá pela obstrução de uma artéria do pulmão.
 
Ainda segundo o boletim médico de Paulo Gustavo, essa entrada de ar foi disseminada, tendo afetado o sistema nervoso.
 
O documento termina dizendo que a família do ator agradece todo o carinho e pede orações para a recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas pela Covid.
 
Internado há 50 dias
 
Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março devido às complicações provocadas pela Covid-19.
 
Após seis dias, ele apresentou melhora no quadro geral, o que poderia indicar uma recuperação.
 
No entanto, no dia 22 de março a situação regrediu e o ator, roteirista e comediante precisou ser intubado. Na ocasião, a nota médica informou que ele "necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura".
 
No dia 2 de abril, o quadro de Paulo Gustavo piorou e ele passou a utilizar uma terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial.
 
Naquele dia, texto divulgado pela assessoria do artista informou que o ator chegou a apresentar sinais de melhora, "mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que evoluir à terapia por ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorpórea".
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole