- Atualizado em 10:57

Tragédia

61352

Explosões em série matam 8 pessoas no PR: o que se sabe e o que falta esclarecer

Uma pessoa está desaparecida, segundo Defesa Civil.

PARANÁ - Na tarde de quarta-feira (26), oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas após explosões em um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, no oeste do Paraná, de acordo com a Defesa Civil.

Uma pessoa está desaparecida, segundo o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira (27).
 
O que aconteceu?
 
Na tarde de quarta-feira (26), oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas após explosões em um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, no oeste do Paraná, de acordo com a Defesa Civil.
 
Uma pessoa está desaparecida, segundo a última atualização da Defesa Civil. O órgão disse, ainda, que as buscas não foram paralisadas na madrugada, mas a equipe foi reduzida.
 
O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas. Até a publicação desta reportagem, não havia sido identificada a causa das explosões.
 
Qual o estado de saúde das vítimas?
 
Segundo a Defesa Civil, 11 pessoas ficaram feridas no acidente. Na manhã desta quinta, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que 10 pessoas estavam em estado grave, mas com a nova morte, passam a ser nove os feridos gravemente.
 
Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região.
 
Segundo a C.Vale, dos 11 hospitalizados, 10 são funcionários da C.Vale e um do Sindicato Dos Trabalhadores Na Movimentação De Mercadorias Em Geral (Sintomege). Dos oito mortos, sete eram do sindicato e um funcionário da C.Vale.
 
Um trabalhador que estava entre os desaparecidos na explosão foi resgatado com vida após oito horas de buscas. O homem foi socorrido em estado grave e levado para um hospital de Cascavel.
 
O que falta esclarecer?
 
Ainda não há informações sobre quem são as vítimas e se estavam trabalhando no silo no momento da explosão.
 
Os motivos da explosão ainda não foram identificados.
 
O que diz a C.Vale?
 
Em nota, a C.Vale disse que está colaborando com as forças de segurança e que está mobilizada para preservar a integridade dos colaborados atingidos e apoiar os familiares das vítimas. A cooperativa é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.
 
"No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
 
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."
 
O que dizem os Bombeiros?
 
O Corpo de Bombeiros informou, na quarta, que montou uma força-tarefa para o resgate das vítimas. Segundo a instituição, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.
 
O capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, explicou que as vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo na hora das explosões.
 
"As vítimas estavam no subsolo, nesse túnel, e a estrutura veio abaixo por conta da explosão. Estamos trabalhando o mais rápido possível no resgate. É uma corrida contra o tempo."
 
O oficial detalhou onde os corpos foram localizados pelos primeiros socorristas que chegaram ao local e que, provavelmente, foram atingidas por uma onda de choque que se propaga no momento da explosão.
 
O que diz o Governo do Paraná?
 
Na noite de quarta o governo estadual anunciou o envio, em dois aviões da Casa Militar, de 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguiram nesses voos.
 
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está auxiliando a Prefeitura de Palotina nas transferências dos pacientes feridos.
 
O que moradores da região falaram?
 
Moradores da região afirmaram que sentiram o tremor causado pelas explosões. Em alguns casos, segundo as testemunhas, vidros das residências chegaram a quebrar.
 
Há relato de tremores em casas a cerca de 8 quilômetros de distância da cooperativa. Os bombeiros orientam que os moradores não se aproximem do local.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole