Tempo

55174

VÍDEO: O que esperar do clima neste mês de Outubro?

O tempo severo, a propósito, é uma das características de outubro que é um dos meses mais tempestuosos do ano.

OSVALDO CRUZ - Outubro é um mês tipicamente de primavera com menos frio e um aumento dos dias de calor, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil marca o retorno da chuva mais frequente com temporais principalmente da tarde para a noite. 

O tempo severo, a propósito, é uma das características de outubro que é um dos meses mais tempestuosos do ano pelo encontro das massas de ar frio e quente, além da atuação de áreas de baixa pressão e sistemas convectivos de mesoescala (aglomerado de nuvens carregadas). 
 
 A temperatura mínima média é de 15,0ºC e máxima média histórica de 24,8ºC. Algumas madrugadas, entretanto, ainda são frias e podem apresentar mínimas perto ou abaixo dos 10ºC enquanto várias tardes costumam ser de calor e em alguns dias intenso.
 
O outubro de 2021 começa com o Oceano Pacífico Equatorial ainda em estado de neutralidade, mas com águas mais frias do que a média e a possibilidade de instalação de um episódio de La Niña nas próximas semanas. 
 
O resfriamento do Pacífico deve impactar o clima mais ao Sul do Brasil no mês com uma diminuição da chuva principalmente em pontos mais meridionais do Rio Grande do Sul, Uruguai e o Centro da Argentina. 
 
Por outro lado, espera-se um significativo aumento da chuva no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, além de áreas mais ao Norte da Região Sul do país.
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole