Tempo

67449

Paraná foi atingido por três tornados com ventos de até 330 km/h

Segundo o Simepar, os outros eventos climáticos aconteceram em Turvo e Guarapuava

PARANÁ - O estado do Paraná foi atingido por três tornados durante as fortes tempestades da noite da última sexta-feira, 07. A confirmação foi divulgada pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) nesta segunda-feira, 10, após análises técnicas que incluíram dados de radar, sobrevoos e vídeos. O evento climático extremo resultou em seis mortos e mais de 700 feridos em todo o estado.

De acordo com o órgão, as condições atmosféricas de intenso calor e umidade, combinadas com ventos fortes e em rotação, criaram um ambiente propício para a formação de tempestades severas e tornados. O fenômeno mais destrutivo ocorreu por volta das 18h em Rio Bonito do Iguaçu, onde um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, provocou danos significativos na área urbana.

Na sequência, outras duas tempestades severas geraram tornados de categoria F2. Um deles atingiu a cidade de Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, com ventos próximos a 250 km/h. O outro fenômeno foi registrado em Turvo, ao sul da área urbana central, com ventos ao redor de 200 km/h.

As análises do Simepar foram realizadas a partir de imagens do radar meteorológico de Cascavel, sobrevoo com a participação de um meteorologista do órgão e engenheiros do Corpo de Bombeiros, além de registros compartilhados pela população e veículos de comunicação. A equipe técnica segue estudando outras ocorrências suspeitas.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole