Tempo

54404

Onda de frio: Inmet emite alerta de “perigo” para 16 estados e o DF

Meteorologistas indicam que o frio estará intenso até o próximo sábado (31/07).

NACIONAL - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para baixas temperaturas, em 16 estados e no Distrito Federal.

A explicação para o frio é a presença de uma massa de ar frio polar, que chegará ao país a partir desta quarta-feira (28/7) e reduzirá temperaturas no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e até mesmo na região Norte.
 
Meteorologistas indicam que o frio estará intenso até sábado (31/7). A previsão aponta declínio de temperatura, com queda de 5°C, além de uma onda de frio.
 
Com as temperaturas em baixa, são esperadas chuvas intensas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve pelo país.
 
Serão afetadas pelo frio intenso cidades localizadas nas unidades federativas de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Cataria (foto em destaque) e São Paulo.
 
O alerta de perigo é o segundo mais alto em uma escala de quatro avisos. Segundo o Inmet, o declínio brusco da temperatura traz riscos à saúde.
 
“Risco à saúde. Temperatura 5°C abaixo da média, por período de três até cinco dias”, destaca o informe de alerta do Inmet.
 
A agência Climatempo, especializada em meteorologia, indica que esta pode ser a onda de frio mais intensa e duradoura deste ano, com a possibilidade de recordes de baixa temperatura.
 
O inverno rigoroso será predominante nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde capitais conhecidas pelo calor, como Cuiabá, terão termômetros atípicos, na casa dos 13°C. A previsão é que áreas do Sul atinjam temperaturas mínimas entre -6°C e -8°C, na próxima sexta-feira (30/7).
 
Sensação térmica
 
Os termômetros de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina marcaram temperaturas abaixo de zero nesta quarta-feira, 28. Mais de 40 cidades registraram temperaturas abaixo de zero no amanhecer.
 
Na serra catarinense, a temperatura chegou a -8ºC em duas cidades: Urupema e Bom Jardim da Serra. Por causa do vento, a sensação térmica chegou a -20ºC
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole