Tempo
67237Chuvas ganham força no Estado de São Paulo apenas na segunda quinzena de outubro
interior paulista enfrenta solo praticamente seco
ESTADUAL - O Estado de São Paulo vive um período de escassez hídrica, com previsão de recuperação lenta das chuvas. Segundo o meteorologista Arthur Müller, os volumes significativos só devem ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro.
O mapa de umidade do solo revela que grande parte do interior paulista apresenta praticamente zero porcento de umidade. A chuva registrada na semana anterior trouxe alívio pontual à região metropolitana, mas não foi suficiente para recuperar a bacia hidrográfica como um todo.
Entre os dias 6 e 10 de outubro, uma frente fria deve provocar chuvas leves, seguidas por precipitações entre 20 e 30 mm entre os dias 11 e 15. A expectativa é que a recuperação mais expressiva ocorra apenas em dezembro, com acumulados entre 250 e 300 mm.
A longo prazo, o cenário preocupa: o Brasil tem registrado queda gradual nos volumes de chuva nas últimas décadas, afetando não só o Sudeste, mas também o Norte e Nordeste. A orientação dos especialistas é clara — é essencial manter o uso consciente da água, especialmente durante os próximos meses.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





