- Atualizado em 10:27

Tecnologia

54267

WhatsApp começa a testar acesso simultâneo em até quatro dispositivos

Recurso multi-plataforma está disponível para um grupo limitado de usuários beta

NACIONAL - O WhatsApp começa a testar nesta quarta-feira (14) o recurso para acessar simultaneamente a mesma conta do mensageiro em até quatro dispositivos diferentes. A proposta é que o usuário possa acessar o seu WhatsApp em outros aparelhos, como PCs com Windows e macOS, sem depender da conexão do celular Android ou iPhone (iOS).

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp continua valendo para todos os aparelhos adicionais. A função multi-plataforma será testada a partir de hoje com uma parte dos usuários do programa beta do mensageiro. O WhatsApp explica que a ferramenta deve passar por mudanças para melhorar o serviço de acordo com o desempenho dos testes, antes de liberar para mais usuários.

A função experimental acaba com duas limitações do WhatsApp: o acesso simultâneo à mesma conta em apenas um PC e celular, e a dependência do mensageiro com o celular. O recurso multi-plataforma deixa entrar no WhatsApp em até quatro aparelhos adicionais, sem contar com o smartphone. A conexão nos outros dispositivos funciona mesmo se o celular descarregar ou ficar sem Internet.

Na hora de conectar a conta do WhatsApp a outro aparelho, será necessário ler o QR Code, como já acontece no WhatsApp Web, e fazer a autenticação biométrica caso ela esteja ativada. No momento da conexão, o aplicativo exibe uma lista com todos os dispositivos cadastrados na conta, para que o usuário possa desativar o login remotamente caso suspeite de algum acesso. Além disso, se o WhatsApp ficar inativo no celular por mais de 14 dias, o mensageiro se desconectará automaticamente dos dispositivos adicionais.

Como funciona o acesso multi-plataforma do WhatsApp?

Antes, ao acessar o WhatsApp Web e usar o mensageiro no smartphone, o celular concentrava todos os processos de criptografia e armazenamento de conteúdo, e o computador apenas “espelhava” os dados do smartphone. Agora, a estrutura do WhatsApp mudou para que cada aparelho adicional conectado não dependa do celular para o funcionamento.

A comunicação é criptografada em todos os dispositivos conectados ao WhatsApp. O histórico de mensagens é transferido entre os aparelhos e protegido por criptografia e acessado pela base de dados local de cada um deles, não sendo armazenado em servidores pela empresa.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole