Tecnologia

55826

Novo golpe no Instagram está levando usuários ao prejuízo

Hackers invadem contas de usuários reais e, se passando por eles, fingem vender diversos produtos na rede social.

NACIONAL - Um novo golpe está levando usuários do Instagram ao prejuízo.
 
Hackers invadem contas de usuários reais e, se passando por eles, fingem vender diversos produtos na rede social, como móveis, eletrônicos e eletrodomésticos.
 
Quando amigos da pessoa entram em contato interessados nas ofertas, o golpista pede um pagamento adiantado de metade do valor por transferência bancária ou pix.
 
Os hackers prometem entregar os produtos no mesmo dia, mas depois que o dinheiro é transferido, o golpista some.
 
A estudante Vitória Kawanishi se interessou por um fogão e uma televisão que viu no Instagram de um suposto colega em comum de outra amiga. Ela transferiu 650 para o golpista.
 
“A pessoa disse que poderia fazer um desconto no valor da televisão e do fogão que eu gostaria de comprar e pediram para que eu fizesse um depósito de metade do valor antes de me entregarem. Ela disse que estava ajudando um amigo, que estava indo para Portugal. Me passou um pix que era um CNPJ e eu não desconfiei. Era um CNPJ com o nome de outra pessoa”, conta Vitória.
 
Quando deu o horário de entrega combinado, os produtos não chegaram.
 
O chefe de cozinha Dante Gianvito teve a conta hackeada por um golpista no último dia 28 de novembro. Ele conta que já fez o processo de recuperação de conta na rede social, mas ainda não conseguiu o usuário de volta.
 
“Eu descobri quando eu tentei acessar pelo celular e vi que eu estava ‘deslogado’ da conta. Depois de algumas tentativas falhas de tentar ‘logar’ no celular, eu vi que eu tinha recebido e-mails do Instagram, falando que um hacker tinha mudado o e-mail, telefone e senha. Com isso, eu perdi total acesso ao Instagram. Na hora, eu fiz o que a rede social pede para ser feito: preenchi formulário, fiz de tudo para desativar essa conta; mas nada foi feito, eu não tive nenhuma resposta do Instagram’, relata.
 
O advogado Renato Opice Blum, especialista em internet, sugere que os usuários sempre peçam comprovações de identidade antes de efetuar uma compra.
 
“É sempre importante confirmar, pedir alguma documentação mínima com relação a que está sendo vendido - se há nota fiscal, se não há, onde a pessoa está localizada, algum registro dessa localização -, enfim, todo tipo de evidência que possa mostrar credibilidade daquele perfil, daquela pessoa. Pode ser pedido o documento de identidade. Pode ser pedido um vídeo, usando a própria Internet”, diz.
 
O advogado afirma ainda que quem cai no golpe precisa fazer um boletim de ocorrência e informar os órgãos de proteção ao consumidor, como os Procons.
 
Em nota, o Instagram afirmou que a rede social “disponibiliza um passo a passo para recuperação de contas na Central de Ajuda. Sobre a conta de Dante não ter caído após ter sido hackeada, o Instagram esclarece que age sobre conteúdos inadequados e somente remove contas que violam as Diretrizes da Comunidade do Instagram repetidas vezes”.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole