Tecnologia

55637

Internet 5G em Osvaldo Cruz só em 2026

A tendência é que o 5G chegue aos poucos, primeiro nas grandes cidades.

REGIONAL - Depois da realização do leilão para operação do 5G no Brasil no começo deste mês de novembro, pelo governo federal, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expectativa agora é pela implantação dos serviços.

A tendência é que o 5G chegue aos poucos, primeiro nas grandes cidades - já a partir do ano que vem - e vá se expandindo ao longo dos anos a todos os municípios brasileiros, até 2029.  A competitividade do mercado pode antecipar esses prazos.
 
Mais de 30 mil habitantes
 
A chegada do 5G para cidades com mais de 30 mil habitantes, como é o caso de Tupã, deve ocorrer em dois momentos:
-  31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma ERB a cada 15 mil habitantes;
- 31 de julho de 2029: 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma estação de rádio base a cada 15 mil habitantes.
 
Entre as cidades da Nova Alta Paulista com mais de 30 mil habitantes estão Adamantina, Osvaldo Cruz, Dracena e Tupã.
 
Leis municipais
 
As operadoras terão que enfrentar o obstáculo das regras de instalação de antenas, que são definidas por cada município. O governo do Estado de São Paulo lançou um programa para agilizar a chegada da cobertura 5G a todos os 645 municípios paulistas.
A iniciativa estadual incentiva os gestores municipais a modernizar legislações locais de antenas para a nova tecnologia. Segundo o governo paulista, prefeitos e vereadores terão apoio técnico do Estado para atualização de leis locais de antenas.
 
Novas tecnologias
 
O 5G é uma nova tecnologia que amplia a velocidade da conexão móvel e reduz a latência, permitindo novos serviços com conexão, com segurança e estabilidade que abrem espaço para o uso de novos serviços em diversas áreas, como indústria, saúde, agricultura e na produção e difusão de conteúdos.
 
Diferente das mudanças nas gerações passadas, do 2G, 3G e 4G, não se trata apenas de aumento de velocidade de conexão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações, em especial àquelas relacionadas à chamada Internet das Coisas (IoT), que é o uso coordenado e inteligente de aparelhos para controlar diversas atividades.
 
Ao conectar objetos do cotidiano - como eletrodomésticos, smartphones, roupas e automóveis - à internet (e entre si), a tecnologia 5G permitirá até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados a distância, além de sistemas de direção automática de carros e as mais diversas tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, a indústria e as cidades.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole