Saúde
57563VÍDEO: Por que a pandemia aumentou os casos de dentes fraturados?
Descubra com o Dr. Roberto Fernandes da OdontoCompany de Osvaldo Cruz
OSVALDO CRUZ - Desde o início da pandemia do Covid-19, cirurgiões-dentistas de todo o mundo têm relatado um aumento incomum nas ocorrências de fratura dental.
De acordo com um artigo publicado no The New York Times, a causa é o estresse, que leva ao aperto e ao ranger de dentes.
Diante das notícias ruins e do clima de confinamento, muitas pessoas acabam ficando ansiosas, o que aumenta a tensão nos músculos da face e na articulação temporomandibular.
O resultado são dentes desgastados, rachados e até mesmo quebrados, conforme relata o cirurgião-dentista Roberto Fernandes, da OdontoCompany de Osvaldo Cruz.
Em seu consultório, era normal tratar um dente quebrado por dia antes da pandemia. Mas após o surto do vírus, as queixas duplicaram.
A Covid-19 não afeta diretamente a saúde dos dentes, mas a ansiedade causada por toda a situação os tornam cada vez mais vulneráveis ao bruxismo — distúrbio que leva o paciente a ranger, pressionar ou trincar os dentes.
Infelizmente, a condição é mais comum do que se imagina e pode até mesmo danificar coroas e obturações.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;