Saúde

67609

Vacinação contra a dengue começará por trabalhadores da saúde e adultos de 50 a 59 anos

Imunizante será o do Butantan

NACIONAL - O plano de vacinação contra a dengue utilizando a nova vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, que é o primeiro imunizante de dose única do mundo, foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 9. A previsão é que as vacinas comecem a ser aplicadas no fim de janeiro de 2026.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

A campanha terá início pelos grupos prioritários, definidos com base em avaliações técnicas e no cenário epidemiológico. O lote inicial, com 1,3 milhão de doses, será disponibilizado exclusivamente pelo SUS.

Grupos prioritários

- Profissionais da Atenção Primária de todo o país;

- Adultos entre 50 e 59 anos, começando pelos mais idosos e ampliando gradualmente para as demais faixas etárias.

O início da aplicação ainda não foi oficialmente estipulado, mas a previsão é de que as doses comecem a ser administradas até o final de janeiro do próximo ano, conforme declarou Padilha.

O ministro informou que os especialistas recomendaram iniciar a vacinação pelos grupos mais idosos e, posteriormente, ampliar para as faixas etárias mais jovens. Ele acrescentou que essa orientação será seguida pelo Ministério da Saúde.

Um estudo clínico voltado especificamente para pessoas acima de 60 anos também está previsto para iniciar no começo do próximo ano.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole