Saúde

68020

Jejum intermitente faz jus à sua fama ou não

Saiba o que dizem os especialistas

INTERNACIONAL - Em 2013, um jornalista britânico e um médico apresentaram um protocolo alimentar pouco conhecido ao grande público. A ideia era simples: dois dias por semana, comer quase nada —menos de 600 calorias. No resto do tempo, comer normalmente.

Os autores, Michael Mosley e Mimi Spencer, afirmavam que "a dieta do jejum" poderia ajudar a eliminar gordura, reverter o diabetes tipo 2 e prevenir doenças relacionadas à idade que afetam a mente e o corpo. Estudos iniciais haviam mostrado que ela trazia benefícios extraordinários em camundongos de laboratório, e os cientistas estavam entusiasmados com suas perspectivas para humanos.

Esse jejum intermitente simples (hoje conhecido como dieta 5:2) não foi o primeiro do tipo a se popularizar, mas se tornou uma sensação internacional. Hoje existem dezenas de variações, com livros, aplicativos, dispositivos vestíveis e suplementos para apoiá-las. 

Como é?

Todos os jejuns intermitentes alternam períodos em que é permitido comer com períodos em que não se deve comer nada ou muito pouco. Na variante talvez mais popular, a dieta 16:8, você jejua a maior parte do dia e só come durante uma janela de oito horas.

Os defensores dessas dietas as elogiam por serem mais fáceis de seguir do que dietas convencionais e por oferecerem maiores benefícios para perda de peso e metabolismo. Mas os pesquisadores têm ficado cada vez mais desiludidos com elas. À medida que mais estudos se acumulam, as lacunas entre as alegações feitas sobre o jejum intermitente e as evidências que as sustentam têm aumentado.

E dá certo mesmo?

Alguns estudos concluem que o jejum intermitente não é mais eficaz para perda de peso do que outras dietas, enquanto outros relatam um pequeno benefício adicional. Mas muitos destes últimos são baseados em estudos pequenos e de baixa qualidade, disse Betts.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole