Saúde
5696Funcionamento do Samu vai otimizar atendimento às vítimas
Atendimento de socorro às vítimas será mais rápido contribuindo para a diminuição de sequelas e outras complicações decorrentes da demora no atendimen
Atualmente, as vítimas de acidentes de trânsito ou que necessitam de atendimento médico urgente, são socorridas pela viatura resgate do Corpo de Bombeiros, que atende 24 horas ininterruptamente, pelo telefone 193.
A partir do próximo ano, provavelmente ainda no primeiro semestre, com a entrada em funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), esse sistema de atendimento resgate do Corpo de Bombeiros passará por mudanças, que tendem a diminuir o tempo de espera dos pacientes, melhorando a qualidade de atendimento às vítimas.
Segundo a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Silmara Rodrigues de Assis Goes, com a ativação do Samu as viaturas resgate do Corpo de Bombeiros não serão desativadas. Pelo contrário, conti-nuarão prestando o mesmo serviço sem nenhuma alteração.
O que mudará, segundo Silmara, é que, com a implantação do Samu, Tupã ganhará uma central de regulação, que funcionará 24 horas por dia, com uma telefonista, um operador de rádio e um médico regulador.
As ligações que hoje são feitas pelo 193 para acionar a viatura resgate, passarão a ser realizadas para o número 192. E com base na gravidade do caso, o médico regulador definirá qual das viaturas disponíveis para socorro efetuará o atendimento. “Com a Samu já em funcionamento, contaremos com as viaturas resgate do Corpo de Bombeiros e mais duas viaturas do Samu, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. A telefonista também passará por treinamento, para que possa não apenas distinguir o tipo de viatura que deverá realizar o atendimento, como também já providenciar a unidade para onde o paciente será levado. Uma pessoa infartada, que necessita de atendimento de UTI, será encaminhada para um dos hospitais da cidade. Já uma vítima de trânsito, com trauma não muito grave, será encaminhada para a UPA”, informou.
Ainda segundo Silmara, em casos de acidentes considerados graves, as três viaturas poderão ser destinadas para socorrer as vítimas. Sendo assim, com a implantação do Samu, as viaturas resgate do Corpo de Bombeiros não deixarão de ser utilizadas pela corporação para socorrer as vítimas.
A tendência é de que o atendimento de socorro às vítimas ofereça uma resposta ainda mais rápida aos solicitantes, contribuindo para a diminuição de sequelas e outras complicações decorrentes da demora no atendimento.
A viatura de suporte avançado do Samu funcionará com uma equipe composta por um motorista, um médico e um enfermeiro. E a de suporte básico terá um motorista e um técnico em enfermagem.
Assim que entrar em funcionamento, a Central de Regulação do Samu, que funcionará ao lado do Corpo de Bombeiros, receberá ligações feitas ao 192 desde Herculândia até Pacaembu.
Segundo Silmara, o Samu de Tupã contará com uma viatura de suporte básico e outra de suporte avançado, para atendimento das ocorrências registradas nas cidades de Tupã, Herculândia e Queiroz.
Parapuã contará com uma viatura de suporte básico para atender as ocorrências das cidades de Bastos, Parapuã, Iacri e Rinópolis.
Lucélia, Osvaldo Cruz e Pacaembu, terão cada uma delas uma viatura de suporte básico. Já Adamantina contará com duas viaturas, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado.
Todas essas cidades estarão conectadas com a Central de Regulação de Tupã e ficarão incumbidas de prestar socorro aos pacientes e de levá-los aos hospitais de referência, coordenados pela Central de Regulação Médica de Tupã.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
ANTEVALDO SOARES
11/11/2010 às 08h23
QUE VERGONHA OSVALDO CRUZ PERDE EM TUDO PARA ADAMANTINA ESTE PREFEITINHO NÃO NÃO DIZ QUE É ALIADO DO GOVERNO ? ELE ESTA MAIS É PRA PUXA SACO MAS MORAL MESMO.....





