Saúde

5103

Cuidado: com tempo seco, população convive com “bichos peçonhentos”

Cobras e escorpiões são mais comuns

OSVALDO CRUZ - Cobras, escorpiões e outros animais nada agradáveis começam a surgir graças ao tempo seco que insiste em permanecer sobre Osvaldo Cruz.

Além do tempo seco outro fator que facilita a proliferação destes insetos são ambientes que acumulam sujeira. No caso dos escorpiões, por exemplo, o acúmulo de entulho e lixo nas ruas, quintais junto às casas e a proliferação de insetos, constitui um bom ambiente para os escorpiões, pois aí eles encontram alimentação farta: aranhas e insetos como baratas, grilos e moscas. Quando não encontram comida, os escorpiões praticam o canibalismo, isto é, devoram os seus semelhantes.

Vítimas

Alguns casos já aconteceram em Osvaldo Cruz. Felizmente não houve vítimas graves, mas, o surgimento destes animais preocupa.

O aposentado Branco Romanini, morador na rua Dr. Taves, teve uma experiência nada agradável. Há alguns meses atrás ele foi picado por um escorpião. “O bicho estava dentro da minha botina que uso para ir ao sítio e quando fui calça-lá tomei a picada”, conta Romanini.

O aposentado chegou a ser levado para o hospital, mas felizmente não houve maiores complicações. “Senti uma dor terrível no meu pé”, lembra.
Recentemente outros dois escorpiões foram encontrados no quintal do aposentado. “O pessoal da vigilância disse que quem mora acima da linha férrea tem que tomar cuidado, pois os bichos podem aparecer”, explicou Romanini.

Quem também tomou um susto com escorpiões foi a dona Zaira Rapaci Finotti, 70 anos. De acordo com a filha da vítima, Ana Lúcia, o animal foi encontrado pela empregada da casa. “Ela (a empregada) foi limpar a cabeceira da cama, onde tinha um livro e no que ela pegou o livro o bicho caiu em cima da cama da minha mãe”, conta Ana Lúcia.

De acordo com a filha da dona Zaira, a empregada “jogou ele no chão e pegou com um pano levou para a minha mãe ver. Ai eles viram que era um escorpião”, disse.
Após matar o animal a empregada foi levada à Vigilância Sanitária. “Por pouco o escorpião não pica a mulher”, disse Ana Lúcia.

Cobras

Moradores da região do córrego da lagoa, na Vila Cavaru, sofrem com a falta de infra-estrutura no local. Algumas casas estão comprometidas, pois parte dos barrancos está cedendo e é necessária a construção de um muro de arrimo com urgência.

Com isso o aparecimento de cobras é comum naquela região. Elas aparecem nos quintais e nos cômodos porque as casas estão à beira dos barracos do córrego da Lagoa.

A Prefeitura prometeu retirar os moradores de lá (transferindo para casas populares) para as obras de canalização do córrego da Lagoa, mas as obras que já foram anunciadas pela administração não começaram.

Na última semana vários moradores relatam à assessoria de imprensa da prefeitura o aparecimento de cobras em várias residências. Uma das pessoas é a dona de casa Mara Alexandra, que encontrou e matou uma cobra falsa-coral no quintal de sua casa.
A também dona de casa Ana Paula flagrou uma cobra (não-identificada) na mochila do filho Wilkiner.

O garoto, aliás, esteve com a mãe na reunião do orçamento participativo na APAE e fez solicitações de melhoras no bairro onde mora. “Eu quero que limpem aquela buracão (no córrego da lagoa), pois tem gente que joga muito lixo lá e como eu tenho alergia acabo espirrando muito e tenho que ir para Santa Casa tomar muita injeção e é ruim”, disse o garoto.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole