Saúde

55169

Anvisa simplifica regras para importação de produtos à base de canabidiol

Em seis anos, a demanda cresceu mais de 20 vezes.

NACIONAL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas regras para acelerar a importação de produtos à base de canabidiol - substância extraída da maconha - para tratamentos de saúde.

A aprovação do cadastro passará por uma análise simplificada. Antes, a avaliação era feita por mais de uma área técnica da agência, o que causava duplicidade e tornava o processo mais lento.
 
Agora, a análise será concentrada em uma área técnica e a aprovação poderá ser automática para medicamentos já previstos em uma lista da Anvisa. Não havia essa possibilidade antes.
 
Com as mudanças, a expectativa da Anvisa é reduzir a espera por uma autorização de importação. Antes, ela chegava a 75 dias. No ano passado, uma resolução diminuiu a espera para 15 dias úteis. E agora, a agência afirma que, em um mês, o prazo vai diminuir para cinco dias úteis.
 
A Anvisa diz que as mudanças são necessárias porque houve uma explosão de pedidos por produtos derivados da cannabis para tratamento de saúde.
 
Em seis anos, a demanda cresceu mais de 20 vezes. Em 2015, foram 896 pedidos. Em 2020, 19.074 e, em 2021, até meados de setembro, foram 22.028 solicitações. de acordo com dados obtidos pelo Jornal Hoje.
 
Atualmente, três mil processos estão na fila aguardando autorização para importação.
 
A importação de medicamentos à base de canabidiol está liberada no brasil desde 2015. Os remédios são usados no tratamento de dezenas de doenças, como epilepsia, mal de parkinson, esclerose múltipla, artrite. E para aliviar dores crônicas ou causada por cânceres, por exemplo. Os medicamentos são fornecidos apenas com prescrição médica.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole