Saúde

4769

Algumas alergias causadas por medicamentos despertam vírus adormecidos

Alergia medicamentosa são ocasionadas pelo despertar de vírus "adormecidos" do tipo herpes

SÃO PAULO - Algumas formas de alergia medicamentosa são ocasionadas pelo despertar de vírus "adormecidos" do tipo herpes, e não pelo resultado de uma reação do organismo ao medicamento, como acreditava-se anteriormente, constataram pesquisadores franceses.

Os resultados desta pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira na revista americana Science Translational Medicine.

"A síndrome da hipersensibilidade, assim chamada porque o sistema imunológico reage excessivamente, surge pelo menos três semanas após a administração do medicamento", indicou a pesquisa.

Essa síndrome, rara, "simula um quadro infeccioso - febre, gânglios inchados, erupção cutânea - e pode atingir os pulmões, os rins, o fígado e o coração. A mortalidade é de cerca de 10%", diz o professor Philippe Musette (Inserm, Rouen, França), que dirigiu a pesquisa .

Os medicamentos - normalmente os antiepiléticos, os antibióticos, e também o allopurinol (usado contra a gota) - despertam, em alguns indivíduos que seriam geneticamente predispostos, o vírus de Epstein Barr (EBV/VEB), um vírus da família Herpes (herpes, varicela-zoster, HHV6, CMV-mononucleose, etc.), que normalmente fica em estado "adormecido" no organismo. "O risco de hipersensibilidade a um antiepilético como o Tegretol (carbamazepina) é de 1 em 8.000", acrescenta.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole