Rural

56358

Produção de frango encarece quase 20%; custos mais altos chegam ao consumidor

Maior alta (+16%) foi com a alimentação devido ao aumento dos preços da soja e do milho, que são ração para as aves.

NACIONAL - O Índice de Custos de Produção do frango de corte (ICPFrango) subiu 19,8% em 2021, segundo a Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O aumento foi puxado, principalmente, pelos gastos com nutrição, que tiveram alta de 16% no ano, movimento influenciado pela subida dos preços do milho e da soja, que são ração para as aves. As despesas com alimentação representaram 75,4% dos gastos do setor em 2021.
 
A pressão de custos também impactou a inflação do frango ao consumidor ao longo do ano passado, junto com aumento da demanda dos consumidores pela proteína, em detrimento da carne bovina, cujo preço disparou no mercado interno em 2020 e seguiu em alta em 2021.
 
O frango em pedaços, por exemplo, subiu 29,8% no ano passado e deve seguir em alta impulsionada por iguais motivos (saiba mais).
 
Já o Índice de Custo de Produção dos suínos (ICPSuíno) avançou 6,8% em 2021, impulsionado também pelos gastos com nutrição (+5,51%). O milho e o farelo de soja também compõem a alimentação de porcos. As despesas com nutrição representam 81% dos custos da suinocultura.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole