Rural
67929Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos começa neste sábado na zona rural de Osvaldo Cruz
Ação é uma parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a Cooperativa Casul e terá início no bairro Venda Branca
OSVALDO CRUZ - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Osvaldo Cruz, em parceria com a Cooperativa Casul, inicia neste sábado (31) uma campanha itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação percorrerá bairros da zona rural do município, tendo a localidade da Venda Branca como ponto de partida.
O recolhimento no primeiro bairro acontecerá das 8h às 11h. A iniciativa tem como objetivo destinar corretamente esses resíduos, que são considerados perigosos, garantindo segurança ambiental e à saúde pública.
Como participar?
Para participar, os produtores rurais precisam seguir um protocolo obrigatório de preparo das embalagens. As regras são definidas por lei e incluem a tríplice lavagem e a inutilização dos frascos.
A tríplice lavagem consiste em esvaziar completamente a embalagem no tanque do pulverizador, adicionar água limpa em até um quarto de sua capacidade, tampar, agitar por 30 segundos e despejar essa água também no tanque. Esse processo deve ser repetido três vezes.
Após a lavagem, as embalagens devem ser tornadas inutilizáveis para evitar sua reutilização indevida. Isso é feito cortando-se o fundo do frasco ou fazendo furos no mesmo.
Os recipientes, já lavados e inutilizados, devem ser armazenados de forma adequada e entregues durante a campanha itinerante. Em situações normais, os produtores devem devolvê-las ao revendedor onde compraram o produto ou levá-las a um posto de recebimento autorizado, num prazo de até um ano após a compra.
Todas as embalagens recolhidas são encaminhadas para uma central de recebimento, onde passam por um tratamento específico. Depois, são prensadas e compactadas em blocos e enviadas para indústrias recicladoras, que transformam o material em novos produtos, fechando o ciclo da logística reversa.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





