- Atualizado em 23/09/2021 11:15

Polí­tica

55000

VÍDEO: Câmara emite nota criticando mãe de autista que usou tribuna do cidadão para reclamar de demora no atendimento dos Bombeiros

Nota publicada pela Câmara de Vereadores local diz que Branca Romanini fez manifestação "inverídica"

OSVALDO CRUZ - A Câmara de Osvaldo Cruz, em nota assinada pelo Presidente, Antônio Bortolucci (DEM), criticou duramente a professora Luci Angela Santos Romanini, a conhecida Branca Romanini.

A professora ocupou espaço da tribuna do cidadão na sessão camarária da última segunda-feira (20), onde criticou a política de atendimento do Corpo de Bombeiros estadual quanto à demora no atendimento de telefonemas de urgência e emergência.

Porém, depois, Branca publicou em rede social que nenhum vereador tenha se manifestado quando de sua fala, segundo a nota.

Entretanto, a Câmara critica a professora no sentido de que "a quase unanimidade dos edis já haviam se manifestado por escrito enviado ofício para o Governador do Estado, Secretário Estadual de Segurança Pública e Promotor de Justiça, apresentando expressa preocupação e solicitando providências para solucionar o caso, não apenas por ter envolvido o filho da cidadã, mas procurando evitar novos problemas para toda a comunidade, o que tem sido uma grande preocupação dessa Casa de Leis. O que a Câmara fez não foi apenas se valer de redes sociais ou manifestar apenas sua indignação, mas oficiar, tornar isso uma preocupação real, para as autoridades que podem solucionar o problema apontado. Este Legislativo não ficou apenas no mundo virtual, mas transformou a indignação da cidadã, isso quando dos fatos, em algo real e que se tornou um documento escrito e assinado por quase todos os edis", afirma a nota.

A Câmara lembra que "o próprio Corpo de Bombeiros", através do "Cmt do 3º SGB Cap PM Diego Oliveira Pecoraro, esteve também em Tribuna, no dia 02/08/2021 (11ª Sessão Ordinária), expondo os fatos que envolveram a cidadã e seu filho e apresentando o novo funcionamento dos Bombeiros". "Ou seja, não há como se falar que não teve manifestação dos edis, pois ela ocorreu antes, demonstrando total preocupação com a referida cidadã e seu filho, bem como com toda a comunidade", reforça a nota.

E complementa: "com certeza em momento algum esta Casa teve a intenção de ofender ou desqualificar o problema da requerente, pois foi ouvida com todo o respeito, sobre um assunto que a Casa já havia deliberado, que já havia ouvido os Bombeiros, que já havia oficiado. Desta forma, houve sim, desde o início, total empenho para se evitar futuros problemas e manifestação de indignação pelo fato apresentado.

Ressalte-se que também não salva vidas apenas manifestar-se por redes sociais, por isso a Câmara, dentro do que lhe cabia fazer, oficiou, buscou respostas, está empenhada em causas sociais.

Ainda equivoca-se de forma grassa quando traz que vereador trabalha apenas em sessões ordinárias, pois a função de vereador é exercida todos os dias do mês, sendo as sessões apenas a manifestação concreta do que já tem sido feito diariamente. Talvez, por não conhecer bem qual a função legal e constitucional de um edil é que se chega a tal conclusão, porém destaque-se vereador não fica inerte, sempre está buscando atender os munícipes, “correr” bairros, fiscalizar órgãos públicos, buscar recursos para nossas entidades e necessidades municipais. Enfim, essa alegação além de ser inverídica é resultado de total desconhecimento das ações de um edil.

2º - A cidadã, afirma em sua malfadada manifestação, que nenhum dos 13 vereadores se manifestou, todavia, como já exposto, a manifestação se deu por escrito há mais de 60 dias da utilização da Tribuna pela citada munícipe. A Casa, como já dito, agiu antes mesmo da requerente ter levado o problema na Tribuna do Cidadão.

Cabe ainda asseverar que talvez a munícipe não conheça os trâmites de uma sessão legislativa, pois há diferença entre convocação e tribuna do cidadão.

A cidadã informa que sempre ouve a sessão camarária e talvez tenha confundido isso, pois quando há convocação, como recentemente ocorreu, o convocado é instado a se manifestar sobre as questões ele perguntadas e aí se mantém até mesmo um certo diálogo. Já na Tribuna do Cidadão, por força regimental, os vereadores não podem e não devem se manifestar sobre o que o cidadão lá expõe. (§ 10º do artigo 119-A, RI)

3ª – Outro ponto interessante é que a cidadão ainda faz referência ao pequeno e insignificante atraso que ocorreu para o início da 14ª Sessão, porém não se atentou que no dia havia sido inscrito um outro cidadão que falaria sobre outro assunto, porém não compareceu e a Casa estava tentando contato com o mesmo, justamente por respeito a população e ao próprio cidadão inscrito, para que pudesse usar da Tribuna, como havia requerido.

Ainda há de se destacar que havia muito expediente escrito que necessitava de assinatura, o que é feito minutos antes da entrada em Sessão pelos edis e às vezes até mesmo durante a Sessão face ao grande volume de indicações, requerimentos, moções, pareceres de comissões e projetos que são apresentados pelos vereadores.

Todavia, a cidadã percebeu o insignificante atraso, ou seja, algo em torno de 10 (dez) minutos, mas não disse nada que a Sessão que deveria ter terminado no máximo às 20h30 e se alongou necessariamente até às 21 horas, com uma duração de mais de três horas de contínuo e constante trabalho. Inclusive geralmente as Sessões têm durado sempre mais do que o período de três horas, demonstrando mais uma vez que os vereadores sempre buscam debater e deliberar assuntos de interesse de nosso Município e dos munícipes.

É o que nos cabia informar e esclarecer, sempre buscando o diálogo e a transparência em todos os atos que são efetuados por esta Câmara.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás.” (João 8, 32)

Osvaldo Cruz, 22 de setembro de 2021.

Vereador ANTONIO APARECIDO BORTOLUCI
Presidente"

(VEJA AQUI A RESPOSTA DA PROFESSORA BRANCA ROMANINI)

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole