Política
67035Tarcísio sanciona lei que proíbe manter animais em correntes
Nova legislação permite o uso temporário de correntes apenas em situações de impossibilidade momentânea de outro tipo de contenção
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta segunda-feira (25) uma lei que proíbe o acorrentamento de cães e gatos em todo o estado.
A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa, também veta a permanência dos animais em espaços considerados inadequados para seu bem-estar.
A legislação define acorrentamento como qualquer forma de contenção que impeça o animal de se movimentar livremente, utilizando correntes, cordas ou similares.
O uso temporário desses dispositivos só será permitido em casos excepcionais, quando não houver outra forma de contenção, desde que o animal tenha acesso a abrigo, água limpa, alimentação, higiene e mobilidade mínima.
Além disso, a lei proíbe o uso de enforcadores e estabelece que o descumprimento está sujeito às sanções previstas na Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que inclui multa, reclusão e até perda da guarda do animal.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





