Polí­tica

67896

Disputa pelo Senado em SP tem direita rachada e esquerda indefinida

Escolha de candidato bolsonarista empaca com briga entre Eduardo e Michelle Bolsonaro

SÃO PAULO - A disputa pelo Senado em São Paulo opõe um racha interno no PL pela escolha de um candidato e a indefinição da esquerda em relação à chapa completa.

Neste ano, duas das três cadeiras de cada estado estarão em disputa —ou seja, serão eleitos para o Senado os dois mais votados. Em São Paulo, os senadores Mara Gabrilli (PSD) e Giordano (sem partido) encerram seus mandatos, enquanto Marcos Pontes (PL), eleito em 2022, fica no cargo até 2031.O prazo para as filiações partidárias se encerra em 6 de abril, enquanto o prazo para que os partidos definam e registrem seus candidatos é 15 de agosto. Tanto o presidente Lula (PT) quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estabeleceram a conquista de maioria no Senado uma das prioridades em 2026.

Na esquerda, que tem o PT, o PSB e o PSOL como principais legendas, os nomes que despontam para as urnas são Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSB), Marina Silva (Rede), Simone Tebet (MDB) e Márcio França (PSB). Com exceção de Marina, os demais são cotados para concorrer também ao Palácio dos Bandeirantes.

Já na direita, considerando que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tente a reeleição, a sua chapa teria o ex-secretário da Segurança Guilherme Derrite (PP) na disputa do Senado e um segundo nome ainda indefinido. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tenta emplacar a deputada federal Rosana Valle (PL).

Segundo interlocutores da deputada, foi a ex-primeira-dama quem sugeriu que o PL testasse o nome da aliada em pesquisas eleitorais. O desempenho de Rosana em levantamento da Paraná Pesquisas divulgado em dezembro, quando marcou 8% das intenções de voto, teria surpreendido Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

Aliados de Rosana afirmam, porém, que há o receio de entrar numa disputa difícil e não se eleger, ficando sem mandato.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole