Política
66060Aprovação de aumento nas emendas impositivas pode barrar aumento salarial real de funcionários em Osvaldo Cruz
Em primeira votação, vereadores aprovaram por maioria subida de 1,2% para 2% em recursos sob sua gestão
OSVALDO CRUZ - A Câmara de Osvaldo Cruz deve apreciar em segunda votação hoje um projeto de lei de autoria dos próprios vereadores sobre aumento no percentual das emendas impositivas de 1,2% para 2% do orçamento da cidade.
O projeto já passou em primeira votação e segundo fontes da própria Prefeitura, caso entre em vigência, a nova lei deve impedir que o município siga com a política de aumentos reais para os servidores públicos.
Na prática isso ocorre porque a fonte de dinheiro de onde os vereadores poderiam indicar para onde as emendas seriam direcionadas é o mesmo: o tesouro municipal.
Mas, caso tenham mais participação nos recursos da Prefeitura e o dinheiro sendo o mesmo, vai faltar recursos para o prometido aumento real de salários proposto pela Prefeita Vera Morena agora entre maio e junho.
Em janeiro, a Prefeita encaminhou e a Câmara aprovou a reposição de perdas salariais aos funcionários, corrigindo apenas a inflação de 2024.
A ideia seria o aumento real ocorrer em junho, mas caso a proposta dos vereadores aumentarem as emendas impositivas para 2% do orçamento municipal, não haveria dinheiro para a segunda parte do reajuste.
A proposta de aumento das emendas impositivas tem o apoio de algumas entidades assistenciais do município, que querem mais dinheiro, que seria repassado pelas emendas.
Em primeira votação o projeto de aumento das emendas foi aprovado, inclusive com votos de alguns vereadores da bancada governista: Edvaldo Cavaru, João da Água e Juca.
Para passar, a proposta tem que ser aprovada em segunda votação hoje.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





