Polí­cia

5636

Presídios elevaram as populações

A maior retração populacional foi apurada em Flora Rica, com queda de 19,52%

PRESIDENTE PRUDENTE - Entre os 53 municípios da região, Pracinha foi o que apresentou a maior evolução populacional em termos percentuais.

 

O contingente populacional do município mais que dobrou na última década, saltando de 1.431 moradores em 2000 para 2.863 em 2010.

 

Além de Pracinha, também apresentaram crescimento populacional significativo os seguintes municípios: Marabá Paulista (30,06%); Caiuá (20,20%); Nantes (19,30%); e Paulicéia (19,04%).

 

A maior retração populacional foi apurada em Flora Rica, com queda de 19,52%, onde o número de habitantes despencou de 2.177 no ano 2000 para 1.752 em 2010.

 

Também tiveram reduções significativas os municípios de Rosana (-18,77%) e Presidente Bernardes (-10,05%). 

 

Pracinha é fenômero, graças a presídio

 

O prefeito de Pracinha, Waldomiro Alves Filho, atribui o crescimento de mais de 100% da população à implantação no município de uma penitenciária. "A unidade prisional traz, além dos sentenciados, suas famílias que procuram se mudar para a região onde o preso cumpre a pena", explicou, em entrevista à imprensa.

 

O prefeito de Marabá Paulista, José Monteiro da Rocha (PSDB), atribui o aumento de mais de 30% da população aos assentamentos implantados no município. Cita ainda os incentivos dados pela Prefeitura, através da doação de terrenos para a construção da casa própria por famílias carentes. "Outro fator que pode ter contribuído foi a construção da penitenciária", aponta.

 

Questionado se a variação populacional refletirá em mais recursos para o município, o prefeito respondeu afirmativamente. "Principalmente nos recursos para o transporte escolar, uma vez que a gente recebe pelo número de alunos".

 

O prefeito de Flora Rica, Paulo Rogério Florentino de Faria (PMDB), não foi localizado para falar sobre a queda de quase 20% no número de habitantes. A informação em sua residência era de que ele teria viajado ontem à tarde para Dracena com a família. Até o fechamento desta edição, ele não retornou o recado deixado pela reportagem em seu aparelho celular.

 

A prefeita de Rosana, Aparecida Dias Batista de Oliveira (PMN), também não foi localizada – por telefone – para comentar a retração de quase 19% na população do município.

 

O IBGE ressalta que os dados disponibilizados no seu site (www.ibge.gov.br) ainda podem sofrer atualizações.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole