Polí­cia

67874

Homem vai à missa e recebe ligação do golpe do Pix em Osvaldo Cruz

Esposa desconfiou e ligou para a filha e evitou perda de dinheiro

OSVALDO CRUZ - No domingo, 18, um homem relatou que durante uma missa que ele participava em uma igreja de Osvaldo Cruz recebeu uma ligação de uma golpista que se passou por sua filha e pedia um Pix de quase R$ 1 mil.

A vítima incialmente não atendeu a ligação, mas assim que a missa terminou o mesmo número insistiu em nova ligação e o homem falou com a golpista. "Ela me pedia R$ 990 em Pix e dizia que era minha filha, mas o número não batia. Eu disse que não tinha o valor e a mulher disse que poderia enviar qualquer montante", disse o homem.

O golpe só não aconteceu porque a esposa da vítima estava ao lado, pegou o celular e ligou para a filha verdadeira, que atendeu e desmentiu o telefonema.

Como é o "golpe do Pix filho" (ou filho fake)?

O episódio vivido pelo osvaldo cruzense é uma fraude onde criminosos se passam por um filho via WhatsApp (ou outra mensagem), alegando ter trocado de número e pedindo dinheiro urgente para um "imprevisto" (carro quebrado, problema no trabalho), usando Pix para contas de terceiros.

Nesses casos é importante fazer o que a esposa da vítima fez, ou seja, ligar para o número antigo do filho ou parente para confirmar a história antes de fazer qualquer transferência.

Sempre desconfie de pedidos urgentes de dinheiro vindos de números desconhecidos, mesmo que digam ser de alguém conhecido.
Verifique os dados: Antes de fazer qualquer Pix, confirme por outro canal de comunicação (voz, videochamada) se a pessoa é quem diz ser e se a conta de destino é realmente dela.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole