- Atualizado em 05/05/2022 09:19

Polí­cia

57292

Grupo criminoso que vendeu mais de R$ 42 milhões em celulares importados irregularmente é alvo de operação da Polícia Federal

Associação usava "laranjas" para emitir notas fiscais e dar aparência de legalidade ao comércio.

PRESIDENTE PRUDENTE - Uma associação criminosa voltada à prática de descaminho foi alvo de operação da Polícia Federal, nesta quarta-feira (4). O grupo, atuante na região de Presidente Prudente (SP) desde 2017, é responsável pela venda de celulares de origem estrangeira importados irregularmente para diversos estados da federação, via plataformas de comércio eletrônico.

Durante a primeira fase da investigação foi identificado que o grupo se valia de pessoas jurídicas constituídas em nome de terceiras pessoas (laranjas) para a emissão de notas fiscais. Esses documentos eram utilizados para dar aparência de legalidade ao comércio dos celulares e demais produtos importados irregularmente.
 
Segundo informações da Polícia Federal, uma das pessoas jurídicas identificadas comercializou mais de R$ 42.000.000,00 em telefones importados irregularmente.
 
Na operação deflagrada nesta quarta-feira, denominada Revelare, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Presidente Prudente, expedidos pela 3ª Vara Federal do município. A ação resultou na apreensão de uma arma de fogo, várias munições, documentos e mercadorias de origem estrangeira sem regular documentação.
 
Uma pessoa foi presa em flagrante.
 
As penas para os crimes investigados quando somadas podem chegar a 10 anos.
 
O nome da operação, que em latim significa revelar, faz alusão ao fato de que a investigação revelará os reais responsáveis pelos delitos investigados, os quais eram praticados por meio de interpostas pessoas físicas e jurídicas.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole