Polí­cia

7879

Golpe do Sequestro: OC tem nova onda por telefone

Várias vítimas procuraram a polícia, mas não registram ocorrências

OSVALDO CRUZ - Várias são as pessoas que procuraram a reportagem do Portal Ocnet alegando tentativas de golpes do falso sequestro por telefone nesta semana. A Polícia Militar, entretanto, não registrou ocorrência, muito embora fontes tenham apontado que uma idos tenha perdido R$ 300 em créditos de celulares para os golpistas.

O golpe é velho, mas pega as vítimas de surpresa e quase sempre deixa as vítimas apavoradas. O modo é sempre o mesmo: o golpista liga, se passa por filho ou parente próximo de quem recebe a ligação e se mostra vítima de um sequestro. Depois entra outro bandido, como se este fosse o sequestrador e começa a pedir dinheiro.

Na negociação, se a vítima entra na conversa do golpista, acaba forçado a fazer depósitos em contas fornecidas pelos bandidos ou créditos de celular. No caso em que uma pessoa de Osvaldo Cruz teria perdido R$ 300 os valores foram passados aos estelionatários em créditos de telefone.

Além do falso sequestro, os bandidos também muitas vezes ligam e se passam por partes das vítimas. Dizem que ocorreu um acidente (geralmente de trânsito em em rodovia) e que precisam de depósitos em conta bancária.

Recomendação

O consultor em segurança José Vicente da Silva, coronel aposentado da Polícia Militar, e Guaracy Moreira Filho, professor de direito penal e criminologia da Universidade Mackenzie, sugerem que as pessoas desliguem imediatamente quando receberem esse tipo de ligação.

A vítima também deve prestar atenção para nunca citar o nome do filho ou do parente durante o telefonema. “É um blefe, essas pessoas geralmente não dispõem de informação sobre a família. Eles pegam um número de telefone qualquer e fazem a ligação”, diz o coronel aposentado. Silva também sugere que, caso consiga, a pessoa faça um teste para tirar todas as dúvidas sobre a veracidade do telefonema. Dê o nome errado do parente, para ver se o criminoso irá reproduzi-lo como sendo do suposto sequestrado.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

ana

30/04/2011 às 18h28

eles tem uma lábia muito boa , a coitada de minha mãe só não caiu pq eu moro bem próximo dela e ela não entende de cartão eletrônico e mandou me chamar.

neusa a souza

01/05/2011 às 07h15

o golpe é velho mas as pessoas de bem caem porque não tem maldade em seus corações. Os bandidos que agem dentro de penitenciária sabem que se forem pegos nada acontece....nesse país não tem justiça. Aqui pode tudo! Nós os honestos pagamos por isso. O exemplo tem que vir de cima (Brasilia) e lá é a ilha da fantasia.

Viviane de OCZ

01/05/2011 às 13h40

Eu recebi um telefonema desses acionei o 190 mas eles nem deram atenção ao meu contato e o telefone dos bandidos que se passavão pelo meu sobrinho mais velho que eu não dei o nome ficou registrado na minha bina e esse (11) 88272712 isso pode ate provar o uso de celulares em presidois, acho que as autoridades poderiam dar mais atençao a esses casos



































So não registrei a ocorrencia por que quem me atendeu disse que nada poderia ser feito.

MARCOS FERREIRA

05/05/2011 às 10h33

OLHA EU VI O COMENTARIO DESTA CIDADÃ AI QUE LIGOU NO 190 E ELES NEM LIGARAM PRA SITUAÇÃO??? FILHA POLICIA É FACHADA TEM POR TER.. OU VOCEIS ACHAM QUE ELES VÃO SE PREOCUPAR COM TELEFONES FALSOS, ELES NÃO PRENDEM NEM OS QUE ESTÃO AQUI NA CIDADE, SERÁ QUE VÃO ATRAS DE TELEFONEMAS ???? POLICIA E NADA É A MESMA COISA. AQUI TINHA QUE SER IGUAL O PAQUISTÃO...

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole