Polícia
4129Família pode ter sido contaminada por Mercúrio em Rosana
As meninas, uma com três e outra com cinco anos, tiveram febre e irritações na pele.
ROSANA – As filhas da dona de casa, Solange Antunes de Andrade, estão internadas, desde terça-feira (29/6), no Hospital Regional de Primavera, distrito de Rosana.
As meninas, uma com três e outra com cinco anos, tiveram febre e irritações na pele. Solange Antunes e outros três filhos também passaram pelo hospital com os mesmos sintomas. A suspeita é que tenham sido contaminados por mercúrio.
Os sintomas apareceram uma semana depois das crianças brincarem em um local que fica a 100 metros da casa da família. Elas encontraram frascos de mercúrio dentro de uma sacola plástica.
O produto foi despejado pelas crianças no quarto e no quintal. Por isso, a casa foi desocupada. A família está na casa de parentes e, segundo o pai das crianças, Douglas Monteiro Padilha, a Vigilância Sanitária orientou a fazer uma limpeza no local. Próximo à casa da família, no bairro Cinturão Verde, há um terreno da Prefeitura, chamado de Bota Fora, onde são jogados entulhos e galhos. No local, também foi encontrado lixo hospitalar.
Esse tipo de lixo é levado ao aterro sanitário e o recolhimento dele é de reponsabilidade da Vigilância Sanitária.
De acordo com Douglas Monteiro, as polícias Civil e Militar não quiseram fazer boletim de ocorrência sobre o caso, por isso ele foi ao Fórum.
O secretário municipal de saúde, David Rodrigues, diz que já conversou com o promotor e que o caso está sendo investigado. Segundo ele, a família está recebendo toda a ajuda necessária.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Egle dos Santos Trevizan Faria, a família só poderá voltar para casa após visita da Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Segundo o secretário de Saúde de Rosana, David Rodrigues, até o fim da semana deve sair o resultado do exame que confirma se a família foi contaminada ou não pelo mercúrio.
Ele afirmou que as crianças já estão bem, podem ter alta a qualquer momento e que todas as despesas médicas com o tratamento da família estão sendo pagos pela Prefeitura.
O Secretário disse ainda que um boletim de ocorrência será feito pela Prefeitura com um relatório da Vigilância Sanitária e também que o Ministério Público está envolvido no caso para orientar as autoridades do município.
A Prefeitura informou ainda que notificou a Cetesb para que seja feita uma verificação na água de um poço que fica próximo ao local do acidente e, também, sobre o nível de contaminação na casa da família.
Dê sua opinião
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Comentários





