- Atualizado em 15:22

Polí­cia

54005

Facção criminosa é alvo de operação da Força-tarefa X do Gaeco e da PM

Dois investigados que estavam na P2 de Venceslau

REGIONAL - A Força-tarefa X do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Polícia Militar realizou nesta terça-feira (22), a segunda fase da Operação Jiboia contra lideranças de uma organização criminosa.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, na capital e cidades de Guarulhos, Iperó e Praia Grande, além de cinco mandados de prisão preventiva em relação a dois investigados que estavam presos na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, conhecida como P2, de Presidente Venceslau. Um indivíduo permanece foragido.

As investigações, iniciadas em 2019, apuraram a existência e funcionamento dos principais setores da organização criminosa, então composta por indivíduos em liberdade, responsáveis, dentre outros crimes, pela identificação e planejamento de ataques contra autoridades públicas que combatem a facção criminosa e instituições do Estado que atuam na repressão penal.

Foram identificados e presos os responsáveis e denominados “Sintonia Final da Rua”, com poder de decisão e responsabilidade pelas principais diretrizes da cúpula, que se encontra no sistema prisional, ainda “Resumo Disciplinar Externo do Sistema”, com atribuição para realizar o julgamento dos integrantes da facção que estão presos, resultando em recorrentes espancamentos, torturas e homicídios; ainda o “Setor Territorial”, responsável por promover a expansão da organização criminosa nos demais Estados da Federação; o “Resumo do Progresso”, responsável pelo tráfico ilícito de drogas; e “Setor do Raio-X”, espécie de conselho deliberativo composto pela liderança de cada setor da facção.

No decorrer da operação, foram apreendidos celulares, dispositivos eletrônicos, documentos relacionados à atuação da facção, 15kg de drogas (cocaína e maconha) e R$ 182,6 mil em dinheiro.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole