Polícia
6384Em volta da ‘saidinha’, PM fiscaliza rodoviária
Presos saíram em função das festas de natal e ano novo
BAURU - Estava prevista para ontem em Bauru a volta de aproximadamente 3.200 detentos beneficiados com as “saidinhas” de Natal e Ano Novo para as Penitenciárias 1 e 2 e o Instituto Penal Agrícola (IPA) da cidade. Pensando em prevenir qualquer tipo de problema, a Polícia Militar (PM) fez um patrulhamento intensivo no Terminal Rodoviário durante todo o dia.
Os detentos, todos do regime semiaberto, deixaram as unidades prisionais no último 23. Quem não voltou até as 18h de ontem já passa a ser considerado foragido da Justiça. Na saída temporária de Natal e Ano Novo de 2009, 8,5% dos condenados beneficiados em todo o Estado não retornaram.
Apesar de não haver sequer um detento das unidades prisionais de Bauru utilizando o acessório, esta “saidinha” foi marcada por ser a pioneira no uso da tornozeleira de monitoramento. Na região, 1.331 presos foram monitorados com o aparelho durante esse período.
A saída temporária é assegurada pela Lei de Execuções Criminais, que determina que o benefício seja concedido em cinco datas por ano: na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Finados e no Natal e Ano Novo. A medida tem como objetivo ajudar o preso no processo de reinserção à sociedade.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





