Pelo Mundo

57156

Putin faz nova ameaça nuclear ao Ocidente com seu mais poderoso míssil

Inimigos irão 'pensar duas vezes' após lançamento do Sarmat; EUA dizem que teste estava previsto

INTERNACIONAL - Enquanto se desenrolam as batalhas da Guerra da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sacou novamente a carta nuclear em sua disputa com o Ocidente.

Nesta quarta-feira (20), ele anunciou o primeiro teste completo do novo míssil intercontinental para emprego de ogivas nucleares do país, o RS-28 Sarmat, conhecido na Otan, a aliança militar ocidental, como Satã-2. Trata-se do mais poderoso armamento do tipo no mundo.

O teste vem em meio ao início da batalha do Donbass, pelo controle da região russófona do leste da Ucrânia, quase dois meses após o início da guerra. No período, Putin sofreu reveses ao patrocinar um ataque amplo, mas descoordenado em várias frentes, não logrando cercar Kiev.

Teve mais sucesso no sul e no leste, onde foca agora suas forças. A reputação das Forças Armadas russas, que passaram por grande modernização tática e de equipamento desde o quase fiasco na vitória sobre a Geórgia em 2008, no entanto, está bastante arranhada.

Além de críticas no exterior, há o crescente apoio militar dado pelo Ocidente a Kiev, que já ajudou a evitar uma derrota de saída na guerra. As chamadas linhas vermelhas para não trazer os russos para um conflito com a Otan, como o fornecimento de baterias antiaéreas, vão sendo testadas semana a semana.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole