Natureza
64723Maioria absoluta de incêndios que atingem o Brasil tem origem humana, dizem cientistas
Causas naturais, como raios, explicam apenas uma parte insignificante do fenômeno.
NACIONAL - Dos 224 mil km² queimados no Brasil desde o início do ano, 204 mil km² foram após o começo de maio, início da pior seca da história do país e mostra a insuficiência da estrutura nacional de combate ao fogo.
O diagnóstico, na opinião de mais de dez especialistas ouvidos é unânime: a contribuição da natureza, como em raios, para o alastramento dos incêndios é irrelevante.
Assim, a maioria absoluta desses incêndios que atingem o país tem origem humana, ainda que não haja dados precisos sobre as causas em todos os estados.
Em torno de 1% durante a seca, quando a quantidade de descargas elétricas diminui, uma vez que há pouca chuva, e não mais que 5% quando considerado o ano todo.
Entre as causas naturais de incêndios registrados no país, os raios são os principais meios de ignição.
Por isso, eles concluem que não há indícios de que causas naturais tenham peso significativo para a atual crise de incêndios no Brasil.
Isso fica demonstrado uma vez que o pico de incêndios no Brasil não coincide com a alta temporada de raios.
Estas estimativas fortalecem a hipótese de que os incêndios que vêm ocorrendo desde o início de 2024 são, em sua grande maioria, de origem humana e não natural.
Dê sua opinião
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Comentários





