- Atualizado em 11:42

Natureza

54697

Incêndio em vegetação atinge 400 mil metros quadrados e forma nuvem gigante de fumaça em Junqueirópolis

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo concentrou-se em Áreas de Preservação Permanente (APPs), pastagens e canaviais.

JUNQUEIRÓPOLIS - Um incêndio de grandes proporções atingiu nesta terça-feira (24) uma área de vegetação próxima ao trevo que liga a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) ao bairro Duas Barras, em Junqueirópolis (SP). As chamas provocaram uma gigante nuvem de fumaça que podia ser vista a quilômetros de distância, conforme mostraram as imagens captadas pela câmera da TV Fronteira na vizinha cidade de Dracena (SP).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 11h e atingiu cerca de 40 hectares, o equivalente a 400 mil metros quadrados, entre Áreas de Preservação Permanente (APPs), pastagens e canaviais.
 
Segundo o controlador de tráfego da Usina Rio Vermelho, Renato Neves, o fogo atingiu uma área de plantio de cana-de-açúcar da unidade e as chamas se concentraram às margens da Estrada Vicinal Alcides Canola, cerca de 1km à frente da Penitenciária de Junqueirópolis.
 
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo informou que, no momento, não há riscos de incêndio na Penitenciária de Junqueirópolis.
 
“Há confirmação de focos na propriedade vizinha, sendo certo que as autoridades especializadas estão fazendo o enfrentamento do problema com técnicas e equipamentos adequados”, ponderou o órgão estadual.
 
As equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local para conter as chamas e contaram com o auxílio da usina, que disponibilizou caminhões-pipas para ajudar no combate ao incêndio.
 
Depois de três horas consecutivas de trabalho, os brigadistas conseguiram controlar o incêndio na tarde desta terça-feira (24).
 
Ainda segundo os bombeiros, a coloração escura da fumaça era resultado da combustão da cana.
 
Por conta do fogo e da intensa fumaça, a estrada vicinal teve de ser interditada no período da manhã. À tarde, o trânsito voltou à normalidade. No entanto, o Corpo de Bombeiros orienta os motoristas a redobrar a atenção ao passarem pelo local.
 
Como a região de Presidente Prudente (SP) enfrenta uma estiagem que já dura mais de dois meses, uma onda de calor e baixa umidade do ar ajudou a alastrar o incêndio.
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole