Natureza

63930

Incêndio de 10 dias na foz do Rio do Peixe destrói 900 hectares de biodiversidade no Oeste Paulista

‘Reflexo das mudanças climáticas’, observa ambientalista.

A Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) enviou ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) um pedido de apoio emergencial no combate às chamas que atingiram, durante 10 dias, o “Pantaninho Paulista”, a região da foz do Rio do Peixe junto ao Rio Paraná, entre Presidente Epitácio e Panorama.
 
O presidente da Apoena e representante do Consema na região, Djalma Weffort, explicou que o incêndio teve início no dia 7 de junho, com um foco pequeno, mas no dia 10, já havia atingido boa parte do local, habitado por espécies ameaçadas de extinção, sendo controlado somente ontem (19).
 
Participaram do combate às chamas equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, do Helicóptero Águia da Polícia Militar, das prefeituras locais, além de funcionários de fazendas vizinhas e de membros da própria Apoena.
 
O pedido de ajuda ao Consema, para além do combate emergencial do fogo, visa a implementação de ações preventivas futuras para que a biodiversidade do Pantaninho Paulista seja preservada.
 
Estima-se que cerca de 900 hectares foram completamente destruídos ao longo dos 10 dias.
 
A preocupação, agora, é com o retorno dos focos de incêndio devido às condições do vento e do próprio calor.
 
A região está encontra em estado de emergência quanto ao risco de queimadas. 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole