Moda e Beleza

36296

Os sinais que a pele dá de que a rotina de beleza está inadequada

Probleminhas como o ressecamento de regiões específicas, flacidez e oleosidade indicam que é preciso mudar de hábitos

GOODSHOOT GOODSHOOT

Você investe em cremes e adstringentes, mas mesmo a sim a pele parece áspera ou mesmo oleosa? Então pode ser a hora de apostar em novos hábitos e até abrir mão de alguns produtinhos do dia a dia. Descubra os sinais que a pele dá de que a rotina de beleza está inadequada, e como resolver cada um.

 

USO ADSTRINGENTES, MAS A OLEOSIDADE AUMENTOU

Se você usa produtos adstringentes e mesmo assim a zona “T” fica com brilho de oleosidade e poros abertos, pode ser que esteja pecando pelo excesso. “Existem alguns adstringentes que são inadequados e podem causar efeito rebote, piorando a situação em um segundo momento. Ou ainda, a pessoa pode estar passando um anti-idade inadequado para a pele e muito oleoso”, explica a dermatologista Michel Haikal. Nesse caso, o melhor a fazer é mudar o produto por um mais suave ou reduzir a sua frequência, além de garantir que todos os cremes estejam dentro do seu tipo de cútis.

 

Mudou, e mesmo assim não conseguiu resolver? Então o problema pode ser hormonal e é aconselhável procurar um especialista. “O DHT (Hormônio Dihidro Testosterona) pode estar alto no sangue. Muitas vezes a DHT está alta e a testosterona baixa, porque a enzima 5 alfa redutase nesta pessoa é muito ativa. Neste caso temos  que usar um anti-5 alfa redutase”, aponta.

 

A PELE ESTÁ ÁSPERA OU COM ASPECTO DE LIXA

Esse é um problema muito comum e que as mulheres tentam resolver com esfoliações, mas esse cuidado não é sempre o mais indicado. “Pode ser por ressecamento da pele, por conta de produtos muito secativos ou hidratantes que só dão emoliência, mas sem função de barreira. Então é preciso hidratar mais”, aponta.

 

Outros transtornos também podem ser culpados pelo aspecto, então, caso a troca dos produtos não resolva, vale uma investigação: “A pessoa pode ter ictiose familiar, xerose cutânea ou dermatite atópica. Na xerose cutânea tem-se que descamar o excesso de queratose com um sabonete esfoliante, porém hidratante (não secativo), e depois passar um hidratante que tenha tanto emoliente quanto efeito de barreira (como silicones e óleos). Já a dermatite atópica pode ter a necessidade de reposição de vitamina D, vitamina A, uso de produtos com efeito de barreira, e diminuição da hiper-resposta do organismo, retirada de alergênicos, ou até uso de antibióticos, receitados pelo dermatologista”.

 

A REGIÃO ABAIXO DOS OLHOS E DA BOCA ESTÃO RESSECADAS

Se as partes mais sensíveis da sua pele estão ressecadas, a culpa pode ser de três vilões: “Se a pele chegar a fazer uma descamação leve, ou ainda parecer que tem leves rachaduras, parecendo enrugadas, o cosmético que você usa pode ser muito secativo, pode estar faltando hidratação ou o local de trabalho tem muita poeira ou ar condicionado direto”. Como resolver? Tente usar produtos mais hidratantes ao menos nessas regiões, e não ficar diretamente abaixo do ar frio do equipamento.

 

SOU JOVEM, MAS MINHAS PÁLPEBRAS ESTÃO FLÁCIDAS

Ao contrário do que muita gente pensa, a flacidez não é um problema que vem apenas com a idade, e alguns hábitos que parecem inofensivos podem ser os verdadeiros culpados.  “Pode ser que a pessoa tenha o costume de fazer a sobrancelha com cera, o que descola o colágeno da pele na hora de puxar. Isso também ocorre mecanicamente em quem tem a mania de puxar as pálpebras com os dedos, deslocando a pele”, alerta. Portanto, deixe a remoção dos pelinhos para processos menos traumáticos, como a pinça, e evite manusear demais a região.

Fotos:

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole