Eu Repórter

53515

Atenção: novos casos de envenenamento de animais são registrados em Osvaldo Cruz

Desta vez no bairro Santa Mônica.

OSVALDO CRUZ - Mesmo após diversas denúncias de envenenamento de animais nos últimos meses de 2020, em sete bairros diferentes do município, novos casos voltaram a aparecer em 2021.
 
Em março deste ano, um cão foi envenenado dentro do quintal de sua residência no Bairro Santa Mônica. Não houve chance de socorro, o animal veio a óbito. 
 
Agora neste mês de maio, dois novos casos foram denunciados, desta vez com gatos. Um dos animais foi encontrado na sarjeta e outro dentro de uma caçamba. Os dois já se encontravam sem vida. 
 
Nenhum suspeito foi identificado, e os proprietários alertam os outros moradores. 
 
A médica veterinária, Anne Panvéchio, conversou com o Portal Ocnet e deu dicas de como proteger seu animal. 
 
"Evite que seu pet tenha acesso à rua sozinho, instale telas de proteção e se possível, câmeras de vigilância. Isso irá dificultar a ação da pessoa que tiver intenção de realizar tal brutalidade. Os animais que ingerem veneno do tipo carbamato, o famoso chumbinho, apresentam diarreia, câimbras, tremores, rigidez muscular, salivação excessiva, perda dos reflexos e morrem "afogados" por acúmulo de líquido nos pulmões. É uma morte lenta e extremamente agonizante."
 
A veterinária explica que em casos em que o dono percebe que seu animal foi vítima de envenenamento, há algumas ações rápidas que podem mudar o destino do pet.
 
"O veneno é absorvido no estômago apenas 5 minutos após a ingestão, então a ação rápida do proprietário é crucial para que esse animal seja salvo. Leve-o com o máximo de urgência à uma clínica veterinária, no caminho, o tutor pode administrar lentamente com uma seringa, água oxigenada 10 VOLUMES, até que o animal vomite o veneno ingerido. Também é possível que o dono diluia carvão ATIVADO em água e ofereça ao animal lentamente. O carvão irá adsorver o veneno ingerido, o que irá diminuir sua ação no organismo do animal."
 
Porém, a Drª acentua que os tutores devem sempre levar o animal direto à uma clínica veterinária, e que não tentem tratar o pet por conta própria.
 
"Essas ações que pontuei, são apenas para diminuir os efeitos do veneno. É necessário todo um tratamento específico para conseguir salvar o animal. Se o tutor insistir em medicar sozinho o pet e não procurar atendimento veterinário, esse animal, em quase 100% dos casos, virá a óbito."
 
Envenenar animais é crime. Qualquer pessoa pode denunciar: Polícia Militar – 190 ou Polícia Civil – 197.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole