- Atualizado em 05:48

Esportes

53581

Santos escapa do rebaixamento no Paulista, e Palmeiras se classifica

Time praiano vence São Bento, e equipe alviverde conta com ajuda do Corinthians

ESTADUAL - Em confronto direto contra o rebaixamento, o Santos venceu o São Bento por 2 a 0, neste domingo (9), na Vila Belmiro, e garantiu sua permanência na elite do Paulista. O clube evitou o que seria o maior vexame de seus 109 anos de história.

Apesar do resultado, o time se despediu do estadual ainda na fase de grupos pela primeira vez desde 2008, quando o formato de disputa ainda era diferente do atual. O clube terminou a competição na terceira colocação do Grupo C, com 13 pontos, atrás de Mirassol e Guarani.

Já o Palmeiras, que corria risco de eliminação, fez a lição de casa e contou com a ajuda do arquirrival Corinthians para avançar à fase mata-mata.

O time alviverde venceu a Ponte Preta por 3 a 0, em Campinas, e viu o rival alvinegro bater o Novorizontino por 2 a 1, mesmo com uma equipe reserva, em Itaquera.

A combinação de resultados garantiu ao Palmeiras a segunda colocação do Grupo C, atrás do RB Bragantino. Agora, a equipe do treinador Abel Ferreira, que ainda não escalou uma formação titular neste Estadual, terá justamente o time de Bragança como adversário nas quartas de final.

Neste domingo, a rodada ganhou tom de drama com a possibilidade de rebaixamento de um time grande e de eliminação de outro.

Em campeonato conturbado em função da pandemia, com paralisação e calendário de jogos apertado, o clube alvinegro praiano venceu apenas 3 das 12 partidas disputadas —foram 4 empates e 5 derrotas, um aproveitamento pífio de apenas 36,1% dos pontos conquistados.

A maratona de jogos, aliás, pode ser apontada como um dos motivos para a desclassificação santista ainda na primeira fase. O clube atuou a cada dois dias, em meio aos jogos da Libertadores, a prioridade na temporada. A maratona obrigou a utilização de escalações alternativas.

Neste domingo, o Santos não contou com o atacante Marinho, um dos principais atletas do elenco, em razão de uma lesão na coxa esquerda. O jovem Ângelo, 16, começou a partida na equipe titular.

Recém-contratado, o treinador Fernando Diniz ainda não fez a sua estreia à frente do clube —a equipe continuou sob comando do auxiliar Marcelo Fernandes.
O alívio santista chegou ainda no primeiro tempo, quando a equipe abriu 2 a 0 no placar, com Lucas Braga, aos 40 minutos, e Kaio Jorge, aos 46, após início de jogo nervoso e truncado.

No segundo tempo, o time da casa soube administrar a vantagem.

Salvo do rebaixamento, o Santos volta seu foco na Libertadores. Ao menos por ora, o time também está fora da zona de classificação da competição sul-americana e tem um jogo decisivo contra o Boca Juniors na próxima terça (11).

Assim como o Santos, o Palmeiras também sofreu com a maratona de jogos e optou por priorizar a Libertadores, escalando uma maioria de jogadores reservas em todas as partidas do Paulista.

Contra a Ponte Preta, porém, não encontrou dificuldades e venceu com gols Gustavo Scarpa, aos 34 minutos, Willian, aos 47, e Wesley, no primeiro minuto da etapa final.

Em Itaquera, o Corinthians contou com gol de pênalti de Fábio Santos, aos 38 minutos do primeiro tempo, e de Luis Mandaca, aos 17 da segunda etapa, que fez a sua estreia no profissional, para vencer o Novorizontino, resultado que beneficiou os palmeirenses —Douglas Baggio ainda descontou para os visitantes aos 15 da parte final.
Na próxima fase, o Corinthians enfrentará a Inter de Limeira.

Em situação mais tranquila, o São Paulo só empatou com o Mirassol em 1 a 1, fora de casa. A equipe usou reservas e ficou em desvantagem logo aos 15 minutos do primeiro tempo após gol de Samuel Santos, mas buscou o empate pouco depois, com Vitor Bueno, aos 28 da primeira etapa.

O time tricolor acabou a primeira fase como líder da classificação geral, com 27 pontos, e enfrentará a Ferroviária na próxima fase.

São Bento e São Caetano, em 15º e 16º lugar, respectivamente, foram as equipes rebaixadas para a Série A2 do Paulista do ano que vem.
Com o resultado deste domingo, o Santos se mantém em um pequeno grupo de clubes (ao lado de Flamengo e São Paulo) da elite brasileira que nunca caíram à segunda divisão, seja em competições nacionais ou estaduais.

Confira os confrontos das quartas de final do Campeonato Paulista*

Corinthians x Inter de Limeira
São Paulo x Ferroviária
Bragantino x Palmeiras
Mirassol x Guarani

*as datas dos jogos ainda não foram definidas
 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole