Educação

56443

VÍDEO: Evasão escolar cresce 128% entre as crianças de 5 a 9 anos

De acordo com um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o abandono escolar foi maior entre os estudantes do início do ensino fundamental.

NACIONAL - Com a pandemia, o Brasil voltou a ter o mesmo nível de evasão escolar de 14 anos atrás, e as crianças de 5 a 9 anos foram as que mais ficaram longe do aprendizado. De acordo com um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o abandono escolar foi maior entre os estudantes do início do ensino fundamental, que durante o isolamento social estiveram mais afastados dos estudos e retornaram menos quando as aulas presenciais foram retomadas. 

O levantamento revelou que houve um aumento da taxa de evasão escolar na faixa de 5 a 9 anos de 1,41% para 5,51% entre os últimos trimestres de 2019 e 2020. Já no terceiro trimestre de 2021, a taxa de evasão passou a ser de 4,25%, cerca de 128% mais alta que o observado no mesmo trimestre de 2019. Já para o segundo ciclo do ensino fundamental (de 10 a 14 anos), não houve mudanças nos indicadores. 
 
E o problema não estava apenas nas questões enfrentadas pelas famílias durante o isolamento social devido à pandemia, mas também nas metodologias assumidas pelas redes públicas de ensino para manter o vínculo entre escola e alunos, segundo o estudo. Enquanto 12% dos estudantes de 6 a 15 anos não receberam materiais dos gestores educacionais e professores, apenas 2,7% não utilizaram os materiais que receberam por alguma razão pessoal ou familiar.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole