Educação

5601

Questões do Enem serão mais curtas a pedido do MEC

Ministério interveio depois de queixas dos estudantes sobre textos longos na prova

BRASÍLIA -Fruto de queixas de estudantes, as questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão textos e enunciados mais curtos. O pedido foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao órgão responsável pelo exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Haddad afirmou que a recomendação dada ao Inep foi para dar atenção ao problema.

- [É preciso] dar atenção ao enunciado dos itens, para que sejam contextualizados, mas que possam ser textos um pouco mais enxutos.

A prova, aplicada em dois dias, começa no próximo sábado, 6 de novembro. No total, são 90 questões por dia. No primeiro, a prova é de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, é a vez de linguagens (que inclui perguntas de português, literatura e de idioma estrangeiro), além de redação e matemática. As provas serão distribuídas em quatro modelos diferentes.

O exame, diz o ministro, está impresso e pronto "há semanas", e não houve qualquer atraso no cronograma. Sobre a segurança da prova, questionada no ano passado depois de o Grupo Estado revelar o vazamento do exame em outubro, o ministro afirmou estar tranquilo.

- A gráfica é a mais segura do Brasil, a distribuição é feita pelos Correios. São os parceiros mais qualificados.

Haddad também citou que o exame contará novamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e das polícias militares de cada Estado.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole