Educação
5035OC adequa usina de lixo e inicia recuperação de matas ciliares
Ações são metas do Município Verde-Azul
OSVALDO CRUZ - No intuito de cumprir todas as diretivas ambientais referentes à Certificação de Município Verde-Azul, da secretaria de Estado do Meio Ambiente, o município de Osvaldo Cruz não tem medido esforços para cumprir as exigências pertinentes a essas responsabilidades ambientais.
De acordo com essa pontuação o município de Osvaldo Cruz fica enquadrado como nota A, ou seja, a condição de ‘Aterro Adequado’. Esta diretiva preconiza o estabelecimento de política de gestão dos resíduos sólidos, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem, eliminando até o final de 2010 qualquer forma de deposição de lixo a céu aberto, promovendo, quando for o caso, a recuperação das áreas degradadas e a remediação das áreas contaminadas.
As crianças da 4ª série são levadas para uma visita técnica à Usina de Lixo para conhecimento do espaço e compreensão dos processos de reciclagem e compostagem de lixo.
As crianças do Projeto Criança Ecológica são levadas para uma visita técnica, onde fazem trilha ecológica pela mata ciliar do córrego da Lagoa e aprendem a importância da mata ciliar para o equilíbrio dos ecossistemas.
Implementar programa de arborização urbana e manutenção de áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, incluindo a manutenção do viveiro municipal, para produção de mudas com características paisagísticas ou a serem destinadas à revegetação de áreas degradadas, no perímetro urbano ou rural, preferencialmente de espécies nativas e frutíferas são as metas desta diretiva.
Ações
A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza plantio de espécies nativas na zona urbana (praças, calçadas, escolas, creches etc.) e faz doação de espécies nativas para que a população possa plantá-las tanto na zona rural como na zona urbana, através do viveiro de mudas.
A secretaria realizou ainda a capacitação dos podadores de árvores para regulamentar o serviço de poda, visando melhorar o aspecto paisagístico do município e implementar a arborização urbana.
No que diz respeito às ações de Educação Ambiental, as crianças são levadas até o Viveiro Municipal para conhecimento da área e entendimento da importância da arborização urbana, onde a visita técnica complementa esse aprendizado através do plantio de sementes de espécies nativas da flora regional.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





