Educação
67591Mais da metade dos professores da rede pública deve se aposentar até 2034
Aponta também para a oportunidade de melhorar as contratações nos próximos anos
NACIONAL - Mais da metade dos professores efetivos (57,5%) das redes estaduais de ensino do país poderá se aposentar até 2034. A projeção feita pelo Movimento Profissão Docente alerta os governos sobre a urgência de planejamento para evitar um apagão desses profissionais nas escolas brasileiras.
O estudo, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que o quadro de professores efetivos no país está envelhecendo rapidamente, em parte porque os estados têm reduzido esse tipo de contratação e priorizado os contratos temporários. Só em 2023, por exemplo, 17,8% dos docentes já haviam adquirido o direito à aposentadoria.
A projeção também indica que, como o país vive um momento de transição demográfica, o número de estudantes também deve cair nos próximos anos. O estudo projeta que as redes estaduais devem perder cerca de 24,9% das matrículas até 2034.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





