Educação

62208

Estudante que perdeu prova do Enem já pode pedir a reaplicação

Gabarito oficial já está disponível.

NACIONAL - Estudantes que perderam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem pedir a reaplicação da prova. O prazo vai até sexta-feira, 17. Neste ano, estudantes que moram a mais de 30 quilômetros do local de prova também têm direito para fazer a segunda data da prova, que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro.

Já estudantes que fizeram a prova nos últimos dois domingos poderão conferir o gabarito oficial da prova nesta terça-feira. A promessa do Ministério da Educação é a publicação das respostas às 19h. Já as notas só saem a partir de 16 de janeiro de 2024, pelo Portal do Participante. Aqui você consegue simular seu resultado pelo número de acertos.
 
— Todo participante que se sentir prejudicado com a aplicação, tanto no dia 5 quanto hoje, tem direito de solicitar a reaplicação nos dias 12 e 13 de dezembro. Todas as situações serão reavaliadas pelo Inep — afirmou Camilo Santana, em coletiva de imprensa após a aplicação do segundo dia de prova.
 
Como solicitar a reaplicação do Enem 2023?
 
O Inep disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que os interessados na nova aplicação submetam seus pedidos entre hoje e sexta-feira (17 de novembro). Os pedidos serão analisados pelos organizadores da prova.
 
No caso de doenças infectocontagiosas, o participante deve anexar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação da reaplicação. Para ser considerado válido para análise, o documento deve conter os seguintes dados:
 
- Nome completo do participante;
 
- Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
 
- Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
 
Perdi o Enem 2023. Posso ser prejudicado?
 
Casos que não previstos no edital não têm direito à reaplicação. Candidatos que receberam isenção precisam apresentar justificativa para a falta. " O participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2024, se desejar solicitar nova isenção para o Exame. A justificativa deverá ser realizada mediante regras estabelecidas no edital do Enem 2024", informa o edital do exame.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole