Educação
67533Escola Municipal 'Atílio Sani' de Sagres celebra o Dia da Consciência Negra
Veja o que foram as ações
OSVALDO CRUZ - No último dia 19 de novembro, a Escola Municipal "Atílio Sani" de Sagres realizou um evento especial em alusão ao Dia da Consciência Negra.
A programação foi das 10h30 às 15 horas, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a história de resistência e luta do povo negro, combater o racismo estrutural e valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira, com os alunos como os principais agentes das atividades.
A data, oficialmente celebrada em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo máximo da resistência contra a escravidão no Brasil.
A programação foi dividida em dois blocos principais:
- pela manhã, das 10h30 às 12h00, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram uma série de performances literárias. Entre os destaques houve a recitação de poemas como “Respeito Não Tem Cor”, de Isabel Cristina Soares, leituras de obras como “O Pequeno Príncipe Preto” e “O Cabelo de Lelê”, e a exploração de lendas, brincadeiras e palavras de origem africana, como a lenda da “Galinha D’Angola”.
- à tarde, das 13h30 às 15h00, o evento ganhou ritmo e movimento com apresentações de coreografias. Cada turma fez uma dança diferente, representando a diversidade cultural africana e afro-brasileira.
O público ainda assistiu a performances como “Kokoleoko” (1º ano), “Roda Africana” (2º ano), “Simama Ka” (3º ano), um flash mob com o “Canto das Três Raças” (4º ano), uma coreografia afro-brasileira (4º ano), e apresentações de danças negras pelos meninos do 5º ano e da dança baiana pelas meninas do 5º ano.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





