Educação

67869

Cursos de medicina de Dracena e Adamantina têm nota '1' no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

Unimar teve nota 2; Unoeste conseguiu nota 4; Famema (Marília) é nota 5

(Foto: Folha de SP) (Foto: Folha de SP)

NACIONAL - Os cursos de medicina que funcionam em instituições de Dracena e Adamantina obtiveram nota "1" no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), divulgada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde nesta segunda-feira (19).

Eles fazem parte dos 99 cursos de medicina no país, que podem ser punidos por não alcançarem notas satisfatórias. 30% dos cursos tiveram desempenhos insatisfatórios.

Em Adamantina o curso é mantido pelo Centro Universitário de Adamantina (FAI) e em Dracena pela instituição Faculdades de Dracena.

Como esta é a primeira avaliação, a penalização deve ser gradativa, de acordo com a pasta da Educação.

O Enamed foi criado pelo MEC para avaliar a qualidade na formação de médicos do Brasil, é obrigatório para todos os estudantes do último ano e será anual a partir de aqui. Ele é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A avaliação mantém notas que vão de 1 a 5.

O que pode acontecer?

As instituições com conceito 1 ou 2 no exame estarão sujeitas a penalidades. Cursos com conceito 2 terão redução de vagas para ingresso. Já aqueles com conceito 1 terá suspensão total do ingresso de novos estudantes.

Outro curso da região com nota 1:

- UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS (UNILAGO) de São José do Rio Preto;

Nota 2 também é insatisfatória. Outros cursos da região que obtiveram nota 2:

- FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PENÁPOLIS - Nota 2;

- UNIMAR (Universidade de Marília) - Nota 2;

E a Unoeste (Prudente)? E a Famema (Marília).

O curso de Medicina da Unoeste (de Presidente Prudente) obteve Nota "4" (satisfatória) no Enamed.

Entre os cursos da região o de melhor nota foi o da FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília, com conceito 5 (máximo) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.

Reação

Em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) “manifesta profunda preocupação com a condução adotada pelo Ministério da Educação e pelo Inep em relação ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)”.

“Grave é atribuir ao Enamed, já na sua edição inaugural, efeitos punitivos severos, como restrição de vagas e o impedimento de novos ingressos, sem qualquer período de transição, validação progressiva ou diálogo estruturado com o setor educacional”, argumenta.

Diante disso, a Abmes “reforça a importância de que o Ministério da Educação reveja sua postura, de modo que os resultados do Enamed 2025 sejam tratados exclusivamente como diagnóstico inicial, voltados ao aperfeiçoamento das próximas edições”.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole